Portal IFNMG - II Simpósio de Sistemas de Informação do IFNMG Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sábado, 08 de Junho de 2019, 14h59 | Última atualização em Sábado, 08 de Junho de 2019, 15h19

Nos próximos dias 10 e 11 de junho, o IFNMG realizará a segunda edição do Simpósio de Sistemas de Informação (SSIs), com atividades variadas durantes todo o horário letivo.
Um dos objetivo é apresentar as estruturas físicas, técnicas e pedagógicas do IFNMG Campus Arinos e alguns dos projetos realizados no Bacharelado em Sistemas de Informação, de forma a dar mais visibilidade a esse curso e a promover discussões sobre temas relacionados à tecnologia.
Em 2019, o II SSIs tem como tema O Profissional de Tecnologia e o Mercado de Trabalho, por esse motivo o convite está aberto a alunos do 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas da região, no intuito de também fomentar importantes reflexões em alunos dessa faixa etária, quase que inevitavelmente cercada de tecnologia.
Umas das palestras de destaque será a da representante do FemmeIT, uma comunidade criada para ser porta-voz da mulher no mundo da tecnologia, Priscilla Dinz.
O evento será realizado com a parceria do SEBRAE e que, por conta disso, será discutido a cultura empreendedora com empresários locais e haverá palestras com o tema de startups e de empreendedorismo como estratégia de inserção no mercado.

Paralelamente, ocorrerão atividades do Projeto CONHECENDO O IFNMG e do Projeto InstallFest
O projeto Conhecendo o IFNMG tem o objetivo de abrir as portas do IFNMG – Campus Arinos para estudantes de escolas públicas, principalmente àqueles que estão terminando o Ensino Médio. A ideia é mostrar os cursos da área de tecnologia, principalmente o curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Na ocasião, os docentes e discentes do curso de BSI e do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio organizarão Salas Temáticas, abrirão os Laboratórios e receberão diversos estudantes do município, apresentando os cursos, infraestrutura e também divulgando e popularizando diversas tecnologias e conhecimentos científicos.
Haverá, ainda, uma visita guiada pelo campus, por meio da qual os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos laboratórios de informática e das atividades desenvolvidas pelo curso, além da biblioteca. Já está confirmada a presença de escolas como a Major Saint Clair Fernandes Valadares, a Professor Benevides, a Garibaldina Fernandes Valadares e a Chico Mendes, de Arinos; e a José de Alencar, de Riachinho.

A INSTALLFEST é um evento organizado pelos professores de Informática do Campus Arinos, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software livre, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto.
O que eu preciso levar no Installfest?

Para o Installfest pedimos que leve o notebook ou apenas o gabinete. Não é necessário levar monitor, mouse ou teclado. Deve-se levar teclado ou mouse apenas se o seu gabinete não aceitar mouse e teclado usb. Traga carregadores, adaptadores para o padrão novo e se possível extensões.
O InstallFest destina-se a todos que desejam usar software livre de alguma forma. Ou àqueles que necessitam trocar seu sistema operacional e instalar programas e aplicativos livres.
No Campus Arinos, acontecerá no Laboratório de Redes do Prédio de Ensino Superior (sala 06) do IFNMG Campus Arinos. Lembramos que o InstallFest ocorrerá somente nos dias 10 e 11 de junho de 2019 sempre no horário das 07:30h às 11:00h. Trata-se de um evento que ocorre dentro do II Simpósio de Sistemas de Informação.
Cuidados importantes:
Para participar do evento você deverá obrigatoriamente assinar a um termo de responsabilidade onde concordará que todo e qualquer problema decorrente do sistema operacional ou dos aplicativos agregados não é responsabilidade dos organizadores do Simpósio e/ou dos apoiadores e organizadores do evento.
Você deve fazer backup dos seus dados previamente, o evento não irá se responsabilizar por backups durante a instalação do Sistema Operacional.
Não nos responsabilizaremos pelo transporte do seu equipamento.
Não nos responsabilizaremos por furtos e roubos de equipamentos. Lembre-se, você estará em um ambiente público, tome cuidado com o seu equipamento.

VAGAS LIMITADAS
Este evento tem vagas limitadas. Serão atendidas as pessoas por ordem de inscrição. Caso não consigamos atendê-lo(a) na segunda-feira dia 10/06 seu nome será o próximo da fila para o dia 11/06.
As inscrições para todos os eventos do II SSIs estão sendo realizadas pelo link srpromoter.com

Programação do Simpósio

FemmeIT