Portal IFNMG - A colheita dos primeiros frutos no Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 19h37 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 19h38

Nesta quinta-feira, 21 de março de 2019, houve a primeira apresentação de TCC do bacharelado em Agronomia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Rodrigo Afonso dos Anjos, orientado pelo professor Manoel Xavier de Oliveira Júnior, fez a arguição do trabalho intitulado “Qualidade de frutos de melancia sob diferentes dosagens de adubação nitrogenada no município de Arinos-MG”. O trabalho teve como intuito analisar o efeito da aplicação de nitrogênio sobre os componentes de qualidade de frutos da melancia “Granada”. Para isso, foi realizado um experimento na fazenda Extrema, também situada no município de Arinos.

A banca examinadora do trabalho foi composta pelo Tecnólogo de Alimentos Gustavo Rodrigues Morgado e pelo professor Francisco Valdevino Bezerra Neto, que foi o primeiro coordenador do curso de Agronomia. O orientador, professor Manoel, foi o segundo coordenador e evidencia a relevância desta defesa: “para mim, é motivo de orgulho participar da primeira banca de TCC do curso de Agronomia, na função de orientador e ex-coordenador. Trabalhos como estes são de grande importância regional, pois estamos promovendo ciência e consequentemente desenvolvimento em uma região que outrora foi esquecida pelo Estado”.

O acadêmico Rodrigo integra a primeira turma do curso de Agronomia do IFNMG, esta que se iniciou no segundo semestre de 2014 e que se formará em julho de 2019. Além disso, o aluno é egresso do Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio, também na referida instituição e destaca a significância dessa formação: “o ensino médio integrado foi importante, pois oportunizou a identificação com a área e, dessa forma, contribuiu para a escolha do curso superior na mesma instituição. Além disso, o técnico forneceu uma boa base de conhecimentos que foram aproveitados e ampliados na graduação”.

Desta maneira, pode-se dizer que a defesa do TCC de Rodrigo é uma colheita de um ensino verticalizado, que é uma das finalidades dos Institutos Federais, ou seja, promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior.

Por Júnia Cleize Gomes Pereira