Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG - Campus Arinos colhem excelentes resultados no ENEM e nos vestibulares Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG - Campus Arinos colhem excelentes resultados no ENEM e nos vestibulares

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 09h14 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 09h14

Mais uma vez, os alunos concluintes dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFNMG – Campus Arinos brilharam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. Foram excelentes resultados no final de 2018 e início de 2019, com dezenas de estudantes aprovados em universidades públicas e privadas de todo o país. Confira nesta matéria algumas das histórias de destaque.

aluna arinos luanaLuana Gomes da Silva, que terminou o Curso Técnico em Meio Ambiente, obteve nota 980 na Redação, com um dos avaliadores dando 1000 , a nota máxima. A ex-aluna do Campus Arinos mencionou, emocionada, sua gratidão aos colegas e aos professores do Campus, em especial,“às professoras de Português Marcele, Djanine e Mayara, que foram grandes inspirações e grandes pilares para a conquista dessa nota!”. Clique aqui para assistir ao vídeo no canal da estudante.

A nota na redação incentivou Luana a criar um canal no Youtube, no qual comenta suas estratégias. Segundo a professora Marcele Lopes, professora de Língua Portuguesa, Luana sempre escreveu bem, gostava de citar filósofos e pensadores de renome e de usar palavras novas, e aprimorou muito sua escrita ao longo do ano, registrando, inclusive, que a simplicidade na escrita é fundamental. Luana também cursou Redação para o ENEM com a professora Mayara Archieris, no Centro de Línguas, e acompanhou alguns youtubers em suas redes sociais. Segundo a mais recente acadêmica de Relações Internacionais na PUC Brasília, o canal é uma forma de incentivar os adolescentes que ainda passarão pelo ENEM. Luana também foi aprovada para o curso de Direito na UFG.

aluno arinos1Assim como Luana, Gustavo Cardoso também se mudou para cursar a graduação. Fã de História, Gustavo terá que fazer viagens maiores, pois optou por cursar História na Universidade Federal de Santa Catarina, o que se tornou a realização de um grande sonho. Além da UFSC, Gustavo passou para a UFGD. Aluno concluinte do Curso Técnico em Informática, Gustavo afirmou que o IFNMG proporcionou meios e condições para essa aprovação, por isso, agradece a todos os professores que com afinco lecionaram as matérias técnicas e propedêuticas e por ter feito parte dessa instituição de excelência.

A professora Elza Carneiro registrou que Gustavo nunca faltava às aulas de História, era sempre o último a sair da sala, isso quando não ia acompanhando a professora pelos corredores, tentando "esticar" a aula. Desde que o conheceu, no segundo ano, dizia que queria ser professor de História. Em algumas aulas, Elza se surpreendia vendo-o guardar um texto ou atividade e dizer à colega do lado: “vou usar isso quando estiver dando aula”. Emocionada, Elza contou: “foi com uma emoção enorme que recebi a notícia de que ele havia passado no curso dos seus sonhos e que em breve será meu colega de profissão”.

aluno arinos2Outro aluno que nos contou seu sucesso foi Marcos Ruan de Paula Vaz Júnior, aprovado em seis instituições para o curso de Engenharia Civil – quatro particulares e duas públicas – UFG, IFNMG, UNIEURO, UNICEUB, UCB (Universidade Católica de Brasilia) e CENEC. Marcos optou por cursar na Unieuro, em virtude da proximidade de sua família, que reside em Uruana de Minas. Marcos contou que começou a se preparar desde o primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em uma rotina difícil mas recompensadora. Disse também que teve a oportunidade de estudar com bons professores, que não mediram esforços para ajudar os alunos e para sanar as dúvidas e defasagens, o que – segundo o jovem – foi o que mais contribuiu para a conquista da vaga no curso desejado.

aluna arinos3Outra grata surpresa foi a aprovação da aluna Isadora Durães Azevedo, concluinte do Curso Técnico em Informática em 2017, para o curso de Medicina, na Universidade Federal de Viçosa. Após se formar no IFNMG Campus Arinos, a ex-aluna fez cursinho pré-vestibular para garantir a vaga. O professor Maycon Magalhães registrou o empenho da aluna durante os anos em que ministrou a ela aulas de Matemática. Segundo o professor, “a sensação é de que o caminho está sendo trilhado. Na educação, não dá nunca pra dizer que alcançamos o ápice. Isadora sempre foi parte desse sonho, porque ela sonhou junto conosco”.

Segundo Isadora, “para conseguir alcançar essa aprovação contei com um ano de cursinho e com o que eu aprendi nos três anos de IFNMG, tanto de conteúdo, quanto em disciplina e rotina de estudo, além do meu esforço e comprometimento. Embora o aprendizado no IFNMG não seja focado nos vestibulares como vemos em algumas escolas particulares, o ensino é de qualidade e, com as matérias técnicas, o aluno já se acostuma com exigência que irá encarar no curso superior ou na vida de vestibulando”.

Maycon, atualmente Coordenador de Ensino do Campus Arinos, registrou que a questão não é justificar o trabalho dos docentes do Campus, mas construir esses sonhos a cada dia, a cada nova turma, pois cada professor lida mesmo é com esses sonhos. Ter feito parte da história desses alunos, desses sonhos e dessas conquistas faz o professor acreditar que vale a pena. Os professores do Campus Arinos regularmente ministram Aulões Pré-ENEM e realizam a cada ano um Simulado com questões interdisciplinares, que envolvem as disciplinas das quatro grandes áreas e das áreas técnicas de cada curso integrado. Todo o Campus Arinos se orgulha com resultados assim, e com as ações que deles surgem.

Texto: Marcele Lopes, com alterações da Comunicação do IFNMG

Veja mais alguns dos resultados de 2018:

Gustavo Lucas Ribeiro Batista - Direito na UFG
Samuel Carneiro Moura - Engenharia ambiental na UFLA
Ramon Hoffling da Silva - Engenharia de Minas na UFG
Felipe Kenned Oliveira- Psicologia na UFG
Elisa Maria dos Santos Alves - Agronomia no IFNMG - Arinos
Heitor Vieira - Tecnólogo em Secretariado noIFB Campus São Sebastião e Direito na UDF
Arthur Orsolin - Engenharia Mecânica na Unifipmoc
Vitória Alves - Enfermagem na Universidade Estácio
Thâmilly Rocha- Ciências Naturais na UNB
Maria Isabel- Zootecnia no IFMG- Campus Bambuí, na UFAL e no IF Goiano- Rio Verde.
Isaias Versiane - Agronomia no IFNMG- Campus Arinos
Gabriel Amorim – Agronegócio na UNIMONTES- Paracatu
Kemmily Almeida - Zootecnia na UFVJM
Bruna Araújo- Agronomia no IFNMG- Campus Arinos e Biologia na UFG - Goiânia
Jefferson Cardoso- Agronomia no IFNMG- Campus Arinos
Ryan Reis- Agronomia no IFNMG - Campus Arinos
Thiago Marques - Agronomia no IFNMG Campus Arinos
Omarques Júnior - Eng. da Computação na UNB
IamPereira - Geografia na UFG e Ciências Contábeis na UCB
MilenaTeixeira - Letras na UFMG
Danielle Martins - Psicologia na UCB
Matheus Alexander Mota - Ciências Biológicas no IFNMG - Campus Januária
Maria VitóriaMachado - Fisioterapia na UNIPLAN
Jennyfer Cardoso- Sistemas de Informação no IFNMG - Campus Arinos
EmersonCabral - Administração no IFNMG - Campus Arinos
Melissa Andrade - Odontologia na Unitpac
Maria Eduarda Alves - Engenharia Civil no IFNMG Campus Pirapora
Déborah Vanessa - Agronomia no IFNMG Campus Arinos
Jennifer Barbosa - Administração no IFNMG Campus Arinos
Isabella Fonseca - Administração, IFNMG Campus Arinos e Direito na UnB
Jonathan Ferreira a Agronomia no IFNMG Campus Arinos
Gustavo Henrique - Administração e Sistemas de Informação no IFNMG Campus Arinos
Franciele Mendonça - Medicina Veterinária no IFG Campus Urutaí

 

Fim do conteúdo da página