Portal IFNMG - Alunos e professores do curso técnico em Administração de Empresas e Gestão participam de audiência pública Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2011, 17h27

Professor Elias Rodrigues junto aos alunos do curso Técnico em Administração de Empresas e Gestão.

Aconteceu no dia 17 de maio de 2011, às 19.00 horas no plenário da Câmara Municipal de Arinos a Audiência Pública para debater e buscar encaminhamentos para a situação do comércio clandestino de mercadorias, ambulantes, camelôs e todo tipo de comércio informal.

Atendendo convite da Associação Comercial de Arinos, Prefeitura e Câmara Municipal os professores Elias Rodrigues, Conrado Castro e Wilson Gonzaga acompanharam os alunos do 1º e 3º módulo do curso Técnico em Administração de Empresas e Gestão do IFNMG-Campus Arinos nos debates e encaminhamentos para a situação do comércio clandestino de mercadorias, ambulantes, camelôs e todo tipo de comércio informal.

O clamor dos comerciantes era pela proibição do comércio clandestino, no entanto os alunos contribuíram bastante no debate fortalecendo de forma técnica as questões levantadas pelos comerciantes. O professor Wilson (Direito) colocou sobre a norma geral sobre o encargo ou a função de arrecadar tributo por parte do município e do Estado. Já o professor Elias (Administração) falou da necessidade de fortalecer a competitividade, destacou a importância dos procedimentos de regulação e da cooperação técnica, enfatizando a importância da conscientização e maior divulgação das ações do Micro Empreendedor Individual (MEI).

Os alunos destacaram a necessidade de maior fiscalização e de criação de um local com infra-estrutura para a atividade.

O vereador José Idelbrando (Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária) concluiu agradecendo aos comerciantes, e em especial aos alunos e professores do curso de Administração e Gestão do IFNMG- Campus Arinos ressaltando que o objetivo foi alcançado, pois a audiência criou condições para iniciar a legalização da comercialização de produtos variados, acrescentado realizou uma análise da competitividade do comércio, na atual conjuntura econômica.