Portal IFNMG - V SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CAMPUS ARINOS Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h47 | Última atualização em Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 10h17

Em 2018, o evento em homenagem à Consciência Negra trouxe como ícone a professora e escritora Conceição Evaristo. O dia 20 de novembro foi marcado por várias palestras, oficinas e mesas sobre as temáticas que envolvem a cultura negra, e por apresentações culturais produzidas pelos alunos. Destaque à fala da professora Maria Flávia, na abertura do evento, ao dizer que “não será a última”.

Durante uma das apresentações culturais, o professor Diorny Reis fez uma emocionante intervenção, contando sua trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional, destacando as desigualdades e dos estereótipos que enfrentou - e enfrenta - sendo um professor negro.

Ainda no turno da manhã, dois momentos marcaram o evento: a fala da estudante de direito, egressa do Campus Arinos, Rayane Soares, que, segundo a professora Elza Carneiro, emocionou, encantou e inspirou o público presente; e a mesa de debate sobre o Movimento Negro no Brasil e nos Estados Unidos, conduzida pelas professoras Maria Flávia e Thaís Rios.

No vespertino, além das apresentações culturais, o cineasta Marcello Sannyos, de Urucuia, presenteou a plateia com a exibição de um curta metragem produzido em uma comunidade quilombola da cidade vizinha, a Comunidade da Baixa Funda, e debateu pontos de interesse sobre cinema e negritude.

No período noturno, o Professor Wedson Felipe proferiu uma palestra com resultados de suas pesquisas no doutorado que abarcam o território negro do Rio de Janeiro, hoje descaracterizado pelas obras de revitalização da cidade, o Cais do Valongo. Marcello Sannyos reexibiu o curta e o professor Aélcio Vander encerrou a noite do evento com uma aula pública de história sobre o percurso dos negros no Brasil e a importância de se discutir temas dessa relevância.

Além dos eventos ocorridos no dia 20, outros movimentaram a semana em ações internas, como a exposição fotográfica "Consciência negra e Direitos Humanos", organizada pelos discentes do 2º ano integrado em informática; e externas ao Campus, como a oficina na Escola Municipal Princesa Isabel (Professora Mayara Archieris e discentes do Campus), a  palestra no Cesec sobre  Políticas de Ações Afirmativas (Professor Diorny Reis) e a palestra na escola Darcy Ribeiro, em Uruana (Profs. Maria Flávia e Thaís Rios).

Sobre a visita à Escola Municipal Princesa Isabel, idealizada pelo Professor Danilo Divardin que não está mais lotado no Campus, a professora Mayara Achieris narrou:
A programação começou com um lanche. Em seguida, a coordenadora da escola, Elaine Costa, fez uma fala de abertura e o público assistiu a uma linda apresentação de dança dos alunos da Princesa Isabel e à declamação de uma poesia slam por uma discente do Campus. Posteriormente, os discentes do IFNMG fizeram uma palestra de abertura sobre a importância do Movimento Negro brasileiro e desenvolveram oficinas nas quais apresentaram personalidades significativas para esse movimento, como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Marielle Franco e Aqualtune.

Através de rodas de conversa, literatura e palestras, os estudantes trocaram conhecimentos e desenvolveram reflexões sobre o racismo e os obstáculos enfrentados pela população negra no Brasil nesses 130 anos pós-abolição da escravatura. Houve, ainda, a construção de um mural afro na escola. O encerramento das atividades ocorreu com um delicioso almoço oferecido pela Escola Princesa Isabel.

Nas redes sociais, a professora Elaine enalteceu a visita e agradeceu ao Campus Arinos pela iniciativa, posteriormente, enviou, à comissão organizadora do evento, um envelope contendo várias cartinhas dos alunos, que demonstraram ter gostado muito da visita, disseram o quanto aprenderam e pediram o retorno do Instituto à comunidade.
A Comissão da Consciência Negra 2018 avaliou positivamente o evento, principalmente as ações externas, e já planeja o 2019, com mais ações de extensão à comunidade de Arinos e região. De fato, não será a última!

CLIQUE AQUI  e veja as fotos do evento.