Portal IFNMG - Bullying Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2010, 02h10 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2011, 14h34

bullying

 

 

O Bullying é derivado do verbo de origem inglesa “bully” que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras. Essas brincadeiras foram tidas por muito tempo como brincadeiras de “mau-gosto”. Mas, estudos apontados por psicólogos, pedagogos e psicopedagogos realizados principalmente, a partir da década de 90 mostram que o Bullying trata-se de um tipo grave de violência. Especialistas já consideram tal fenômeno como um problema de saúde pública presente, especialmente no ambiente escolare, seja público ou privado.

O Bullying envolve três tipos de público: agressores, vítimas e espectadores e pode trazer conseqüências marcantes em todos estes, desde dificuldades na aprendizagem a sérios transtornos psicológicos e comportamentais.

A família também deve ficar atenta aos comportamentos dos filhos, além de cumprir com o seu dever de educá-los sob os princípios da afetividade e do respeito.

Faz-se relevante, então todos profissionais da educação, assim como pais e os próprios alunos estarem informados e atentos sobre esse tema, pois para combatê-lo o primeiro passo é a difusão da informação associada ao exemplo de convivência humana marcada pelo respeito às diferenças, seja ela qual for.

 

Simone Ferreira Gomes

Assistente Social

CRESS-MG10385

IFNMG- Campus Arinos

Fim do conteúdo da página