Portal IFNMG - Posse do Conselho Superior do IFNMG será nesta quinta, dia 26 Ir direto para menu de acessibilidade.

Posse do Conselho Superior do IFNMG será nesta quinta, dia 26

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h33 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2015, 09h18

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 26, a cerimônia de posse do Conselho Superior do IFNMG. A solenidade acontecerá no anfiteatro do Campus Montes Claros, a partir das 13h30.

Além do reitor, que presidirá o Conselho, e de seu suplente, serão empossados 50 membros, entre titulares e suplentes. São representantes dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos, egressos e diretores-gerais dos campi, todos  eleitos por seus pares, além de representantes da sociedade civil indicados por entidades patronais e entidades de trabalhadores, representantes do setor público e do Ministério da Educação. Confira aqui a portaria de nomeação dos novos membros a serem empossados.

Os novos conselheiros cumprirão dois anos de mandato. Essa será a terceira composição do Conselho Superior do IFNMG.

Após a posse, os membros titulares terão sua primeira reunião de trabalho. Confira aqui a pauta da reunião.

O Conselho

De caráter consultivo e deliberativo, o Conselho Superior é o órgão máximo do IFNMG. Entre as suas competências, estão:

- aprovar as diretrizes para atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional;
- deflagrar, aprovar as normas e coordenar o processo de consulta à comunidade escolar para escolha do reitor e dos diretores-gerais dos campi;
- aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral do Instituto;
- aprovar projetos político-pedagógicos, a organização didática, regulamentos internos e normas disciplinares dos campi;
- aprovar os planos de desenvolvimento institucional e de ações e apreciar proposta orçamentária anual;
- aprovar normas relativas à acreditação e à certificação de competências profissionais;
- apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e regularidade dos registros;
- autorizar a criação, alteração curricular e extinção de cursos no âmbito do IFNMG, bem como o registro de diplomas;
- autorizar o reitor a conferir títulos de mérito acadêmico;
- deliberar sobre taxas, emolumentos e contribuições por prestação de serviços em geral a serem cobrados pelo Instituto;
- deliberar e normatizar sobre questões submetidas a sua apreciação.