Portal IFNMG - GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

GT 2 - OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS – INTEGRADOS

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h58 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 10h33

DURAÇÃO: 4 horas

APRESENTAÇÃO
A oficina tem como objetivo demonstrar algumas estratégias e ferramentas (principalmente as digitais) que podem ser utilizadas como meios e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Será caracterizada como um momento de ação-reflexão-ação, não sendo restrita à criação dos instrumentos de avaliação, pelo contrário, os participantes irão vivenciar estratégias reais de avaliação por meio dessas ferramentas, num processo conhecido como “learning by doing” (aprender fazendo). Ao mesmo tempo, serão possibilitadas discussão e reflexão sobre a avaliação, de modo geral, e quanto às possibilidades de aplicação dessas ferramentas.

PERCURSO METODOLÓGICO

8h às 8h15: Apresentação inicial utilizando ferramenta digital e considerações prévias.
8h15 às 9h: Discutindo avaliação por meio do “Learning Café” (aprendizagem e avaliação colaborativa).
9h às 9h30: Intervalo para o lanche
9h30 às 10h15: Considerações gerais cabíveis a todas as ferramentas digitais. Ferramentas para respostas objetivas.
10h15 às 11h: Ferramentas para mapas mentais e atividades colaborativas.
11h às 11h40: Ferramenta de editoração de vídeo.
11h40 às 12h: Finalização: avaliação da oficina por meio da técnica “Fishbowl”.

MINISTRADORA

M.ª Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães

Professora de Didática e Fundamentos da Educação no IFNMG – Campus Januária, atuando nos cursos de Licenciatura. Atuou como Diretora do Departamento de Ensino Técnico do Campus entre 2011 e 2016, quando também lecionou Filosofia e Sociologia nos Cursos Integrados. Formada em Pedagogia, atualmente cursando o doutorado em Educação na UFMG. Possui formação pedagógica (Vocational Education and Training – VET, 560h) pelas Universidades Finlandesas de Tampere (TAMK) e de Hämme (HAMK). Tem experiência na Educação Profissional, formação de professores e em temas relacionados à Educação para o século XXI, aprendizagens colaborativas e tecnologias educacionais.
http://lattes.cnpq.br/8733940969978699

 

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página