Portal IFNMG - Cursos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cursos

Publicado: Sexta, 06 de Fevereiro de 2015, 16h51 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2016, 10h50

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

 

Clique aqui para acesso a mais informações sobre os cursos FIC.

________________________________________________________________________

1. Curso Técnico em Administração

Duração do Curso

O curso terá a duração de 3 Módulos/semestrais, sendo os dois primeiros de 333:20hs cada um distribuídas em 400 aulas e o terceiro com 266:40hs distribuídas em 320 aulas, compondo uma carga horária de 1053:20 h/curso, das quais 120hs serão destinadas ao estágio obrigatório, podendo estas, serem divididas em 40hs por semestre.

Modalidade

Concomitante/ Subsequente.

Concepção do curso

O curso Técnico em Administração forma profissionais que possam executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecções e expedição de documentos administrativos, controle de estoques; que possam operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material e utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Princípios Norteadores

Norteiam este curso a organização empresarial, a matemática financeira, a legislação trabalhista, tributária e empresarial, o arquivamento, rotinas trabalhistas, financeiras e contábeis, alguns métodos e técnicas administrativas e redação oficial exigida pelo contexto social. O profissional habilitado neste curso poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

________________________________________________________________________

2. Curso Técnico em Informática

Duração do Curso

O curso terá a duração de 3 Módulos/semestrais, com previsão de Dias Letivos/Modulo: 100 dias, Semanas letivas/Modulo: 20. Duração do Curso: 1160 horas (1000 horas de atividades teórico-práticas + 160 horas de estágio)

Modalidade

Concomitante/ Subsequente.

Perfil Profissional do Curso Técnico em Informática

Nos estudos de demanda profissional da área de Informática, no contexto sócio/econômico regional, verifica-se a necessidade mais urgente da formação genérica, uma vez que esta área contempla um conjunto bastante diversificado de atividades produtivas. De acordo com os objetivos estabelecidos neste projeto e com a matriz curricular, que nortearão o itinerário formativo, o perfil profissional deverá compreender o desenvolvimento das competências a seguir:

- Realizar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, avaliando a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes. Instalar, desinstalar, configurar e manipular softwares básicos, aplicativos e sistemas operacionais;

-Instalar e configurar computadores em rede, avaliando o funcionamento e corrigir falhas;
Desenvolver e implantar softwares utilizando linguagens de programação comerciais e banco de dados com ferramentas de gerenciamento voltadas para o mercado, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação;

-Desenvolver websites, construindo soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos.

Fim do conteúdo da página