Portal IFNMG - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS Ir direto para menu de acessibilidade.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h16

O Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFNMG - Campus Almenara, objetiva formar profissionais focados na análise e elaboração de sistemas de informação e que atuem no mercado de trabalho desenvolvendo e/ou implantando soluções computacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, pretende-se qualificar profissionais com capacidade de aprender permanentemente, com raciocínio lógico que lhes permita a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe, sendo esta indispensável no mundo atual. Os principais cargos que os egressos do Curso de ADS poderão assumir vão desde Analista de Sistemas, Analista de Programação, Analista de Implantação de Sistemas, Desenvolvedor de Sistemas Web, Desenvolvedor de Sistemas Corporativos e/ou Comerciais, Designer de Banco de Dados, Desenvolvedor de Aplicativos e Soluções para Dispositivos Móveis.

- Nome do curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

- Modalidade: Presencial

- Tipo: Tecnologia

- Habilitação: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

- Ano de implantação: 2013

- Ato de autorização: Resolução CS No 01/2013

- Total de vagas ofertadas anualmente: 36

- Número de vagas ofertadas por turma: 36

- Formas de acesso: Vestibular e SISU

- Número de vagas disponibilizadas: 36

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: Noturno

- Tempo para integralização do curso: Mínimo: 2 anos e meio (5 semestres) Máximo: 4 anos e meio (9 semestres)

- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: 4

- Perfil do egresso

O profissional egresso será capaz de se manter atualizado e de solucionar problemas do dia-a-dia da população, com uma visão crítica e espírito investigativo, empregando conhecimentos da área de tecnologia voltados ao desenvolvimento de sistemas e com capacidade de aprendizagem autônoma e continuada, exercitando a sua habilidade para desenvolver ações multiprofissionais vivenciadas durante o curso.

O profissional obterá as seguintes habilidades e competências:

• identificar oportunidades de negócios desenvolvendo a criatividade e inovação para propor soluções na área computacional;
  • levantar requisitos de software relativos a diferentes ramos de negócio, contemplando as especificidades dos vários setores envolvidos;
  • elaborar projetos de análise e desenvolvimento de sistemas envolvendo estimativas de esforço, prazo e custo;
  • atuar como arquiteto de sistemas, utilizando as mais atuais metodologias de engenharia de software;
  • atuar como programador na codificação das soluções computacionais para diferentes plataformas e ambientes de trabalho;
  • definir e aplicar métricas para controle de qualidade no desenvolvimento de software;
  • testar sistemas averiguando eventuais falhas em seu desenvolvimento;
  • desenvolver softwares que interagem com sistemas gerenciadores de banco de dados locais e remotos;
  • atuar como consultores na área de programação de computadores e desenvolvimento de software;
  • definir tecnologias em hardware e software mais adequadas para apoiar o funcionamento das diversas classes dos sistemas de informação;
  • manter e adaptar os sistemas de informação de acordo com as novas realidades tecnológicas, políticas, econômicas e sociais, nas quais os mesmos venham a se encontrar inseridos.

Projeto Pedagógico do Curso - Ingressantes a partir de 2023

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.

Saiba mais sobre os regulamentos de Estágio