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Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 20h23

Bacharelado em Engenharia de Alimentos

O curso objetiva habilitar o profissional para exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos.

- Nome do curso: Bacharelado em Engenharia de Alimentos
- Modalidade: Bacharelado
- Tipo: Superior
- Habilitação: Engenheiro de Alimentos
- Ano de implantação: 2011
- Ato de autorização: Resolução CS nº 05, de 24 de setembro de 2010
- Total de vagas ofertadas anualmente: 36 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 36 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU)
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 5 anos / 10 semestres e e Limite Máximo 50%  a mais do limite mínimo equivalente à 7,5 anos (15 semestres).
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: SINAES (2018): 4; Nota do ENADE (2017): 3. 

PDF [07/05/2020] - Relatório de Avaliação - Reconhecimento do Curso 2017

 

- Perfil do egresso 

Segundo a resolução (CNE/CES 11/2002), o egresso do Curso de Engenharia de Alimentos deve possuir características que o permitam inserir com sucesso no mundo produtivo e científico, mantendo-se atualizado e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e tecnológico na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos. O Engenheiro de Alimentos não deverá apresentar apenas uma formação voltada para o atendimento das demandas do exercício profissional específico, mas saber fazer do uso de seu conhecimento, transformando-o em ações responsáveis socialmente. Assim a estrutura curricular do curso foi elaborada seguindo as diretrizes curriculares propostas aos cursos de Engenharia, onde a formação do Engenheiro tem por objetivo dotar os profissionais dos conhecimentos requeridos para habilidades e competências tais como:

- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

- Comunicar-se eficientemente nas formas escritas, oral e gráfica;

- Atuar em equipes multidisciplinares;

- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;

- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

PDF [14/05/2021] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 

PDF [28/03/2018] Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018

PDF Projeto Pedagógico do Curso – PPC

PDF Matriz Curricular do Curso 

  

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