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Licenciatura em Química

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 11h39

Licenciatura em Química

A Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, da sua composição, suas propriedades e suas transformações. O curso de Licenciatura em Química do IFNMG tem por objetivo principal formar professores para atuarem de modo efetivo no ensino da Química na Educação Básica, na perspectiva de um profissional consciente do seu papel no contexto da educação, sendo um educador dinâmico, criativo, com capacidade de inovação e atuante no desenvolvimento de processos pedagógicos com relação ao ensino da Química. O curso proporciona aos alunos o desenvolvimento de qualificações profissionais básicas comuns de formação para todos os cursos de graduação em Química bacharelados ou licenciaturas. Os alunos recebem uma sólida formação teórico-prática e profissional e, assim, desenvolvem uma reflexão crítica acerca do papel da Química em nossa sociedade, a partir do entendimento de sua dinâmica sócio histórica.

- Nome do curso: Licenciatura em Química
- Modalidade: Licenciatura - Presencial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Professor da Educação Básica
- Ano de implantação: 2010
- Ato de autorização: Portaria nº 150, de 29 de setembro de 2009
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre 
- Turno de funcionamento: Noturno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos / 8 semestres e Limite Máximo 6 anos / 12 semestres
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: ENADE (2014) = 3; ENADE (2017) = 2; MEC (2015) = 4

PDF [29/04/2020] - Relatório Avaliação INEP

PDF [29/04/2020] - Relatório do Curso - ENADE - SINAES 2017

PDF [29/04/2020] - Relatório do Curso - ENADE - SINAES 2014

 

- Perfil do egresso

O Licenciado em Química deverá ser um profissional que atenda aos requisitos da formação do Químico (Resolução CNE/CES Nº 08/ 2002 de 11 de março de 2002, resolução 02 CNE/CP 2015) e doprofessor de Química do Ensino Médio e professor de Ciências do Ensino Fundamental, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para o Ensino Fundamental e as recomendações do MEC para os Cursos de Licenciatura, conforme o Art. 62 da Lei 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação, e as Resoluções CNE/CP um e dois de 2002.

O curso de Licenciatura em Química, em seus diferentes momentos, irá propiciar aos alunos oportunidades de vivenciarem situações de aprendizagem de maneira a construir um perfil profissional adequado à formação de professores para a educação básica, e também compatível com a possibilidade de atuação na educação profissional, principalmente no caso do ensino médio integrado, no sentido de:

  • Compreendero processo de construção do conhecimento bem como do significado dos conteúdos das suas áreas de conhecimento e de habilitação específica para a sociedade, enquanto atividades humanas, históricas, associadas aos aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional, a área de conhecimento específico e as demais áreas, objetivando a articulação do processo de vivências de situações de aprendizagem na produção do conhecimento e na práticaeducativa;
  • Apresentar domínio teórico-prático inter e transdisciplinar na perspectiva de acompanhar e aplicar novas tecnologias em atendimento à dinâmica do mundo contemporâneo, tendo sempre presente à reflexão acerca dos riscos e benefícios das práticas científicotecnológicas;
  • Ter autonomia para atualização, (re) construção, divulgação e aprofundamento contínuos de seus conhecimentos científico, tecnológico ehumanístico;
  • Fazer a leitura do mundo, questionar a realidade na qual vive sistematizar problemas, construir conhecimentos necessários às problematizações e buscar criativamentesoluções;
  • Comprometer-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
  • Valorizar a construção coletiva do conhecimento, organizando, coordenando e participando de equipes multiprofissionais, multidisciplinares einterdisciplinares;
  • Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente interferidor na realidade em que atua;
  • Dialogar com a comunidade visando à inserção de sua prática educativa desenvolvida no contexto social regional, em ações voltadas à promoção da sustentabilidade;
  • Desenvolver trabalho educativo centrado em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às possibilidades dos alunos, analisando-as a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber, na perspectiva desuperá-las;
  • Compreender o processo de aprendizagem, considerando as relações intra e interinstitucionais;
  • Estruturar os saberes da sua área e conhecimento, buscando a interação Inter temática e transdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
  • Elaborar, analisar e utilizar diferentes procedimentos de avaliação do processo de aprendizagem, tendo em vista a superação da ênfase na abordagem meramente informativa/conteudista, reconhecendo a importância da adoção de procedimentos contínuos e sistemáticos de avaliação na perspectiva de acompanhar a aprendizagem do aluno;
  • Integrar os conhecimentos, científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos, que compõem o núcleo comum de conhecimentos gerais e universais do ensino médio de uma forma geral, e aqueles relacionados às atividades técnicas de trabalho e de produção relativas ao ensino médiointegrado;
  • Estar alicerçado em bases científicas, nos conceitos e princípios da Química, da matemática e das ciências humanas, presentes nas tecnologias e que fundamentam suas opções estéticas e éticas e seu campo deatuação;
  • Apoiar-se em bases instrumentais relativas a linguagens e códigos, que permitem ler e interpretar a realidade e comunicar-se com ela, e em habilidades mentais, psicomotoras e de relacionamentohumano;
  • Sercapaz de compreender, de forma reflexiva e crítica, o mundo do trabalho, seus objetos e sistemas tecnológicos, e as motivações e interferências das organizações sociais pelas quais e para as quais estes objetos e sistemas foram criados e existem;
  • Analisar a evolução do mundo natural e social do ponto de vista das relações humanas com o progresso tecnológico, assim como os produtos e processos tecnológicos são concebidos, fabricados e como podem serutilizados;
  • Saber desenvolver comportamentos proativos e socialmente responsáveis com relação à produção, distribuição e consumo datecnologia;
  • Dialogar sobre métodos de trabalho dos ambientes tecnológicos e das organizações detrabalho.

PDF Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Química - PPC 2018

PDF Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Química – PPC 2010

PDF Matriz Curricular do Curso - 2018

PDF Matriz Curricular do Curso - 2010

  

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