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Licenciatura em Matemática

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 14h07

Licenciatura em Matemática

O objetivo do Curso é formar professores para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Matemática. Além disso, o Curso objetiva promover uma formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da docência; possibilitando o domínio dos conteúdos específicos e a compreensão de questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões e responsabilidade pelas opções feitas.

- Nome do curso: Licenciatura em Matemática
- Modalidade: Licenciatura - Presendial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Professor da Educação Básica
- Ano de implantação: 2010
- Ato de autorização: Portaria nº 150, de 29 de setembro de 2009
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre 
- Turno de funcionamento:Noturno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos / 8 semestres e Limite Máximo 6 anos/12 semestres
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: ENADE = 2 INEP/SINAES = 2

PDF [22/05/2019] Relatório de Curso - SINAES-ENADE 2017 

PDF [22/05/2019] Relatório de Avaliação - e-MEC - Reconhecimento de Curso

 

Perfil do Egresso

O processo de formação do professor no decorrer do Curso de Licenciatura em Matemática, em seus diferentes momentos, deve propiciar aos alunos oportunidades de vivenciarem situações de aprendizagem que os possibilitem a desenvolver competências e habilidades que lhes permitam ao final do curso:

-  Articular o processo de vivências de aprendizagem e pesquisa na produção do conhecimento.

-  Apresentar domínio de saberes necessários à compreensão das tecnologias em atendimento à dinâmica do mundo contemporâneo.

- Conhecer os processos cognitivos dos alunos na aprendizagem de conceitos matemáticos, resultantes de pesquisa na área de Educação Matemática e da Psicologia da Educação Matemática.

- Compreender as Ciências enquanto construção humana, reconhecendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto social, econômico, político e cultural.

- Compreender o processo de aprendizagem referido à prática escolar, considerando as relações intra e interinstitucionais.

- Elaborar, analisar e utilizar diferentes procedimentos de avaliação do processo de aprendizagem, tendo em vista a superação da ênfase na abordagem meramente informativa/conteudista.

- Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula.

- Reconhecer a importância da adoção de procedimentos contínuos e sistemáticos da avaliação na perspectiva de acompanhar a aprendizagem do aluno.

- Buscar uma relação teórico-prática, inter e transdisciplinar na perspectiva de acompanhar criticamente as mudanças que vêm ocorrendo, principalmente a partir das últimas décadas do século XX alterando, de forma significativa, a nossa realidade.

- Reconhecer a importância da Matemática na descrição e explicação dos fenômenos naturais, dos processos naturais e dos equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios científicos gerais.

-  Desenvolver autonomia para atualização, (re) construção, divulgação e aprofundamento contínuo de seus conhecimentos (científico, tecnológico e humanístico).

- Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas educativas, integrando o conhecimento científico ao processo de aprendizagem.

-  Elaborar e executar projetos científico – educacionais.

-  Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como:

-  Relatórios, trabalhos para publicação, seminários, palestras.

-  Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

-  Manter atualizada a cultura científica geral, especialmente através da utilização de textos básicos de divulgação científica.

-  Estruturar os saberes da área da Matemática, buscando a interação transdisciplinar, bem como as metodologias de aprendizagem a serem utilizadas.

-  Planejar e organizar o trabalho educativo, centrado em problemas significativos, discutidos a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber.

-  Preparar e desenvolver materiais didático-pedagógicos bem como instrumentos de avaliação objetivando seu aprimoramento dos referidos materiais. 

-  Interpretar e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões dentre outras).

-  Utilizar modelos científicos reconhecendo seus domínios de validade.

-  Valorizar a construção coletiva do conhecimento, organizando, coordenando e participando de equipes multiprofissionais e multidisciplinares.

-  Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade. 

 

Projeto Pedagógico do Curso 

PDF Projeto Pedagógico do Curso - PPC 2023

PDF Projeto Pedagógico do Curso - PPC (atualizado em 16/11/2021)

PDF [22/05/2019] Projeto Pedagógico do Curso - 2017

PDF [11/06/2016] Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular

PDF Matriz Curricular do Curso - 2023 

PDF Matriz Curricular do Curso - 2017 (atualizado em 16/11/2021)

 

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