Portal IFNMG - Alunos do curso técnico em Informática defendem Projetos Integradores para banca avaliadora Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 18h02 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 20h44

Os alunos do último período do curso técnico em Informática defenderam, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2016, seus Projetos Integradores para banca avaliadora composta por três professores da área técnica do curso e uma pedagoga.

O que são Projetos Integradores?

São projetos integrados às habilidades adquiridas nas disciplinas vistas ao longo do curso, com temas que visam o desenvolvimento social e/ou profissional do discente e de sua região.

No curso técnico em Informática, propõe-se através dos mesmos aprimorar as habilidades técnicas e sociais, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade, a expressão oral e escrita, bem com aspectos metodológicos e organizacionais para o desenvolvimento de projetos. Além disso, propõe-se disseminar o movimento maker como espaço de exercício para o conhecimento, a criatividade e o empreendedorismo. Os professores da área técnica atuam como orientadores dos projetos a partir de suas especialidades e das áreas de interesse dos alunos.

Quais os principais temas desenvolvidos pelos alunos?

Os principais temas foram relacionados às áreas de desenvolvimento de software, redes de computadores e hardware. Confira os títulos trabalhos:

• Desenvolvimento de uma ferramenta para divulgação dos serviços de um salão de beleza;
  • Análise das funcionalidades, melhorias e falhas do Sistema de Gerenciamento Canônico Paroquial (SGCP);
  • Desenvolvimento de um aplicativo Android para controle de frequência estudantil;
  • Vinculação de rede WI-FI aberta ao site da instituição;
  • Estudo sobre técnicas e resultados dos encapsulamentos BGA "BALL GRID ARRAY";
  • Construção de uma ferramenta para controle de receitas e despesas para Micro e Pequenas Empresas (MPE's);
  • Módulo reserva de espaço do software Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA: Análise do processo de implantação e adequações para otimização no agendamento de utilização dos espaços físicos da UFVJM;
  • Criação de software para auxílio em relatório fiscal;
  • Transformando o desperdício em Inclusão Digital;
  • Analisando logs em tempo real para identificação de falhas e armazenamento estruturado de informações utilizando o ELK (Elasticsearch + Logstash + Kibana);
  • Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no ensino de Redes de Computadores.