Portal IFNMG - Conheça os cursos técnicos e superiores para o Câmpus Diamantina apresentados na 2ª Audiência Pública Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 19h44 | Última atualização em Sábado, 27 de Junho de 2015, 09h07
imagem sem descrição.

A comunidade de Diamantina e região conheceu na noite desta sexta-feira (26/06) durante a 2a audiência pública do IFNMG - Câmpus Diamantina os cursos técnicos e superiores que estão previstos para serem ofertados na nova unidade do Instituto. Moradores da cidade e representantes de prefeituras da região, de movimentos sociais e culturais e de instituições diversas participaram do evento e expressaram satisfação e agradecimento com os cursos escolhidos e com a maneira aberta e democrática em que o Câmpus realizou a escolha.

Durante a abertura da solenidade, realizada no Anfiteatro do Câmpus I da UFVJM, o reitor substituto do IFNMG, professor Edmilson Tadeu Cassani parabenizou a equipe do Câmpus e o envolvimento da comunidade e salientou que o Instituto está se empenhando ao máximo com os procedimentos legais para dar início em breve à construção do câmpus.

Também fizeram parte da mesa de abertura da solenidade o diretor-geral do IFNMG – Câmpus Diamantina, professor Júnio Jáber, a secretária municipal de educação, Márcia Claudino, o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Almeida Abreu, o superintendente regional de ensino de Diamantina, Leonardo Soares e o prefeito de Itamarandiba e vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE), Erildo Gomes. Todos ressaltaram a importância do Câmpus Diamantina para o desenvolvimento da região.

Representantes de prefeituras também ressaltaram a importância da oferta de cursos do Câmpus através da modalidade à distância, que já formou milhares de pessoas na região e em breve deverão continuar a ser ofertados.

Cursos escolhidos

Os cursos que deverão ser ofertados pelo Câmpus Diamantina foram escolhidos a partir de visitas técnicas, reuniões setorias e, principalmente, do questionário online que ficou disponível durante cinco meses e recebeu mais de 3 mil participações. Os cursos que irão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG e o Plano de Desenvolvimento do Câmpus Diamantina 2015-2020 são os técnicos em Informática, Biotecnologia, Meio Ambiente, Artes Dramáticas, Eletromecânica e Edificações. Os cursos superiores são Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo. Vários outros cursos serão ofertados na modalidade à distância.

Os cursos estão previstos para serem iniciados entre 2016 e 2018. O curso técnico em Informática já começará a primeira turma em agosto deste ano, e inclusive alguns alunos aprovados no processo seletivo compareceram à audiência pública.

Para escolha dos cursos nesses eixos foram aplicados uma série de critérios como:

1. Colaborar com o fortalecimento/desenvolvimento dos arranjos produtivos sociais, econômicos e culturais, locais e regionais, consolidados ou em vias de consolidação;
2. Preferencialmente não ser um curso que poderia ser ofertado por outras instituições de ensino ou outras modalidades de ensino, como a educação a distância ou Pronatec;
3. Estar de acordo com o perfil e porte do câmpus;
4. Evitar cursos ofertados no município ou regiões circunvizinhas;
5. Cursos alinhados com a parceria estabelecida entre o IFNMG e o ParTec/UFVJM;
6. Evitar cursos ofertados no município por outras instituições de ensino;
7. Cursos alinhados com as reuniões setoriais;
8. Estar entre os cursos mais votados no questionário on-line

Cursos indicados para serem ofertados presencialmente no Câmpus Diamantina

Biotecnologia
Artes Dramáticas
Eletromecânica
Edificações

Eixos Tecnológicos: Informação e Comunicação; Ambiente e Saúde; Produção Cultural e Design; Controle e Processos Industriais e Infraestrutura.

Cursos Superiores
Gastronomia
Arquitetura e Urbanismo

Eixos Tecnológicos: Hospitalidade e Lazer; Ciências Socialmente Aplicáveis.

Confira fotos da audiência na página do Facebook do IFNMG: http://migre.me/qsDKB

Criado em 26/06/2015. Alterado em 27/06/2015