Portal IFNMG - Equipe do Câmpus Diamantina busca experiência do IFPR-Câmpus Jacarezinho e do Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 17h55 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2015, 18h08

Com o intuito de reforçar a rede de experiências em cursos técnicos e superiores, a equipe de gestão do Câmpus Diamantina realizou duas visitas neste mês de junho. A primeira oportunidade ocorreu nos dias 11 e 12 de junho para conhecer os cursos técnicos em Arte Dramática e Eletromecânica no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Jacarezinho. A segunda aconteceu no dia 17 de junho no próprio IFNMG, no Câmpus Januária, e levantou informações sobre o curso técnico em Meio Ambiente.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Diamantina, Júnio Jáber, ambos os cursos estão entre os mais votados na consulta pública online que expõe as expectativas da população em relação as áreas de ensino a serem ofertadas. “Agradecemos aos docentes e a gestão dos câmpus por nós receber e nós apresentar as experiências do IFPR, quanto no nosso próprio Instituto com os cursos técnicos indicados pela consulta pública lançada em Diamantina. Nossos estudos de viabilidade buscam potencializar os Arranjos Produtivos Locais (APL's) e atender a demanda de todo o Vale do Jequitinhonha”, frisa.

Arte Dramática e Eletromecânica

Estas duas possibilidades de cursos técnicos foram aprofundadas no IFPR pelo professor Júnio Jáber e pela coordenadora de Ensino do Câmpus Diamantina, Dayse Lúcide, em diálogos com os docentes Adrio Schwingel, Everton Ribeiro (coordenador) e Rafael Galvão, do curso técnico em Arte Dramática; e com os professores João Paulo, Ricardo Breganon (coordenador) e Rodolfo Rodrigues do curso técnico em Eletromecânica. O projeto pedagógico do curso (PPC), a infraestrutura física de laboratórios e material de consumo, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFPR-Câmpus Jacarezinho foram apresentadas e debatidas.

20150624135617

Equipe de docentes de Eletromecânica. Da esquerda para a Direita: Rodolfo Rodrigues, Dayse Lúcide, Júnio Jáber, João Paulo e Ricardo Breganon

Segundo o diretor-geral do Câmpus Diamantina, o curso de Arte Dramática nasce da demanda popular apresentada pelo Movimento de Artes Dramáticas e também pela expressiva votação na consulta pública. Foi o segundo curso mais bem votado. Ainda segundo Jáber, foram realizadas diversas reuniões com integrantes do movimento que prometem marcar presença na 2ª Audiência Púbica. Já o curso de Eletromecânica atende a parceria realizada com o Parque Tecnológico (Partec) da UFVJM. “Através do curso de Eletromecânica é possível fortalecer o APL na cidade de Diamantina, e atender ainda a demanda pela manutenção de aeronaves, eixos do ParTec/UFVJM”, pontua o diretor-geral.

Meio Ambiente

Quem também compõe a equipe responsável pela implantação do IFNMG-Câmpus Diamantina é o professor titular na área de Ciências Ambientais Paulo Marinho egresso da Escola Agrotécnica de Januária. Acompanhado do professor Júnio Jáber, Paulo Marinho visitou ex-colegas e professores da sua “escola” de origem. Recepcionados pelo diretor-geral do IFNMG-Câmpus Januária, Cláudio Montalvão, os visitantes conheceram as atividades acadêmicas do Câmpus e foram apresentados ao curso técnico de Meio Ambiente pelos professores Alberto Berto, Ane Mariane (coordenadora), Danilo Ribeiro, Sérgio Leonardo.

Segundo revelou o professor Júnio Jáber, o debate do PPC que encontra-se em desenvolvimento pelo Câmpus Diamantina. “A importância do curso de Meio Ambiente está em fomentar a formação de técnicos capazes de intermediar a relação homem-natureza e de interagir e reconhecer a importância entre desenvolvimento local e regional com práticas de uso adequadas dos recursos naturais”, ressaltou o professor.

20150624135643

Da esquerda para a direita: Sérgio, Ane Mariane, Paulo, Danilo, Jáber e Carla no Câmpus Januária