Portal IFNMG - Técnico em Informática Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 11h03 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 18h07

 

Técnico em Informática

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

 

Nome do Curso: Técnico em Informática
Modalidade: Subsequente/concomitante ao Ensino Médio
Área de conhecimento a que pertence: Informação e Comunicação
Requisitos de Acesso/Forma de Ingresso: Processo seletivo anual
Distribuição de Vagas: 40
Turno de Funcionamento: noturno
Regime de Matrícula: semestral
Prazo para integralização do curso: Mínimo de 3 semestres; máximo de 7 semestres
Habilitação: Técnico em Informática

 

CONCEPÇÃO DE CURSO

 

O curso técnico em Informática se insere no eixo tecnológico de informação e comunicação. O profissional habilitado neste curso desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

Essas atividades podem ser desenvolvidas em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores, constituindo assim o campo de atuação do técnico em informática.

Para tanto, lógica e linguagens de programação, sistemas operacionais, Hardware, interpretação de especificações de sistemas computacionais, banco de dados são possibilidades de temas a serem abordados na formação. Necessário se faz destacar que, além desses temas, estudos relacionados à ética, atenção a normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade integram o currículo e concretizam a política de formação integral do técnico em Informática.

Fim do conteúdo da página