Portal IFNMG - Curso de Engenharia Elétrica Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso de Engenharia Elétrica

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2012, 11h04 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 08h49

Bacharelado em Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo formar um profissional generalista com habilitação na área elétrica, sólida formação básica, ética e social, além de ser capaz de desenvolver o seu lado empreendedor e integrar os conhecimentos adquiridos. As competências obtidas ao longo do curso nas áreas de sistemas de energia, circuitos e medidas elétricas, eletrônica analógica e digital, conversão de energia elétrica, computação, controle e automação possibilitam maior diversidade na atuação deste profissional. Esta característica favorece a inserção deste engenheiro no mercado de trabalho e contribui com o desenvolvimento técnico-científico e social da região na qual ele está inserido.

-Nome do curso: Engenharia Elétrica
-Modalidade: Presencial
-Tipo: Bacharelado
-Habilitação: Engenheiro(a) Eletricista
-Ano de implantação: 2018
-Ato de autorização: Resolução CONSUP N° 062, de 14 de Dezembro De 2017.
-Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
-Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
-Formas de acesso: Vestibular/SISU
-Número de vagas disponibilizadas: 50% Vestibular, 50% SISU
-Periodicidade de ingresso: anual
-Turno de funcionamento: Integral
-Tempo para integralização do curso: Mínimo – 5 anos; Máximo – 7,5 anos
-Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: Não avaliado até o momento

- Perfil do egresso

Atendendo as diretrizes curriculares para a formação em engenharia e as necessidades do mercado de trabalho é fundamental que o engenheiro eletricista possua uma formação de cunho generalista. Além disso, deve ser capaz de adaptar-se às necessidades da sociedade e dos diversos setores, organismos e entidades pelos quais perpassam a formação e o exercício deste profissional. Assim, a estrutura curricular para o curso de Engenharia Elétrica foi construída de modo que o futuro egresso tenha o seguinte perfil:

• Formação sólida nas disciplinas básicas, garantindo que o profissional, depois de formado, tenha facilidade de acompanhar a evolução tecnológica.
  • Conhecimento na área de informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas.
  • Formação humanística para que o futuro profissional venha a ter um bom desempenho no relacionamento humano no trabalho, tornando-se consciente de sua função social e ambiental.
  • Embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro nesta especialidade, proporcionado pelas disciplinas obrigatórias e também uma boa formação em algumas áreas de concentração, à sua escolha.
  • Visão global e interdisciplinar proporcionada pelo trabalho final de curso, no qual ele aplicará os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas.
  • Visão real de sua vida profissional, proporcionada pelo estágio supervisionado obrigatório com o mínimo de 180 horas.
  • Competência no desempenho das aplicações práticas de sua vida profissional, resultante das aulas de laboratório desenvolvidas durante o curso.
  • Visão de excelência em todas as suas ações, resultante de um trabalho desenvolvido em todas as disciplinas do curso.
  • Capacidade de solucionar problemas, de ser criativo e inovador, nas atividades desenvolvidas em sala de aula com importante participação do professor;
  • Competência na comunicação oral e escrita, desenvolvida nas diversas disciplinas do curso.
  • Proatividade para buscar o aprofundamento de seus estudos de forma autônoma ou em cursos de pós-graduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.

pdf Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2018

pdf Projeto Pedagógico do Curso – PPC 2020

pdf Matriz Curricular do Curso

Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.
Consulte os horários do curso

Colegiado
Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE
Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.
Informações sobre o NDE

Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis
Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
Conheça as possibilidades de ingresso

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.
Repositório de TCCs

Consulte mais informações sobre o Repositório de TCCs.