Portal IFNMG - Ações Inclusivas Ir direto para menu de acessibilidade.

Ações Inclusivas

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 18h05 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 11h27

Comprometidos com a inclusão e a transformação social da região o projeto pedagógico pedagógica do Curso de Processos Gerencias propõe mecanismos de apoio aos discentes que propõem uma maior aproximação dos estudantes, docentes e servidores técnicos envolvidos no curso com as propostas de inclusão e diversidade do IFNMG.

O curso compromete-se com as Políticas de Inclusão (Dec. N° 5.296/2004), os Direitos Humanos (Resolução CP/CNE nº. 1, de 30 de maio de 2012 ) e a legislação relativa às questões étnico-raciais e indígenas (Leis 10.639/03 e 11.645/08; e Resolução CNE/CP N° 01 de 17 de junho de 2004) abordando tais temáticas de maneira direta, transversal, interdisciplinar ou transdisciplinar em seu currículo, conforme o detalhado neste projeto, ao mesmo tempo em que colabora e pode contar com os serviços prestados pelo IFNMG. Dentre estes destacam-se:

• Núcleo Pedagógico, formado por pedagogos e técnicos em assuntos educacionaisque se constitui como uma ferramenta de assessoria aos docentes e discentes da instituição, no que diz respeito às dificuldades e problemas vivenciados pela comunidade escolar, principalmente com relação aos aspectos pedagógicos (relação professor-aluno, dificuldades de aprendizagem, prática educativa, dentre outros), visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelo IFNMG.
  • A implantação e consolidação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) que busca fomentar ações, de natureza sistêmica, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008 e os demais instrumentos legais correlatos.
  • Atuação da equipe multidisciplinar da Assistência ao Educando do campus – composta por assistente social, psicólogo, nutricionais, assistentes de alunos e enfermeiro - oferecem diversos serviços aos estudantes buscando contribuir para a promoção do bem-estar biopsicossocial dos discentes e também com a melhoria do desempenho acadêmico, buscando minimizar a reprovação e a evasão escolar.
  • Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) que subsidia o IFNMG nas ações e estudos voltados à inclusão de estudantes com dificuldades na aprendizagem advindas de fatores diversos, a exemplo das altas habilidades, disfunções neurológicas, problemas emocionais, limitações físicas e ausência total e/ou parcial de um ou mais sentidos da audição e/ou visão.
  • Política de assistência estudantil, que abarca: Auxílios concedidos a partir de critérios socioeconômicos (Auxílio permanência, Auxílio transporte, Auxílio moradia, Auxílio para aquisições de itens escolares, uniforme e viagens, Auxílio cópia e impressão ) e Auxílios concedidos por mérito acadêmico (Bolsas de monitoria, Bolsas de pesquisa e extensão, etc).
  • Sistema de cotas no ingresso: O IFNMG reserva 50% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.