Portal IFNMG - Tecnologia em Processos Gerenciais Ir direto para menu de acessibilidade.

Tecnologia em Processos Gerenciais

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h16 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h17

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem como foco de estudo a Administração de pequenas empresas, o que não quer dizer que faça alguma negligência as médias e grandes empresas. O profissional dessa área pode ter uma formação mais generalista ou mais específica. Desta forma, é possível atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. A diferença para outros cursos superiores, especialmente o bacharelado, é que no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais são aplicadas as disciplinas com caráter mais prático, proporcionando formação para os mais diversos perfis de alunos, especialmente para aqueles que já atuam no mercado de trabalho. Os cursos superiores de tecnologia (graduação tecnológica), conhecidos como tecnólogos, estão em sintonia com o que há de mais atualizado no mercado de trabalho. Com duração média de dois a três anos, essa modalidade de educação universitária tem validade oficial, como os demais cursos superiores (bacharelado ou licenciatura). Por exemplo, com um diploma de tecnólogo é possível fazer pós-graduação em nível de especialização, MBA ou mestrado, além de concursos públicos em diversos órgãos. O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é suportado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as demandas da sociedade atual. Configurando, deste modo, a perspectiva de formar profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades de Gestão em seu eixo tecnológico e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.

- Nome do curso: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

- Modalidade: Presencial

- Tipo: Tecnologia

- Habilitação: Não se aplica

- Ano de implantação: 2016

- Ato de autorização: Resolução CS n° 13/2015 / Portaria n° 0846/2015 – Reitor 2015

- Total de vagas ofertadas anualmente: 40

- Número de vagas ofertadas por turma: 40

- Formas de acesso: Vestibular (50%) e SISU (50%)

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: Noturno

- Tempo para integralização do curso: Mínimo: 2 anos e meio (5 semestres) Máximo: 4 anos e meio (9 semestres)

- Resultado obtido na última avaliação realizada pelo MEC: 4

- Resultado obtido na última avaliação do ENADE: 5

- Perfil do egresso

O Curso de Processos Gerenciais do IFNMG – Campus Almenara busca um ensino que estimula a formação de um profissional empreendedor, com capacidade de trabalho em equipe associada a seu aperfeiçoamento gerencial. Este profissional será capaz de:

• Ser proficiente no uso da linguagem de comunicação empresarial e dos meios eletrônicos de comunicação;
  • Ser hábil no uso do raciocínio lógico e crítico analítico para a solução de problemas;
  • Ser capaz de tomar decisões que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz da equipe que coordena;
  • Ter habilidade na articulação, motivação e liderança de equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações gerenciais;
  • Ser capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações para o controle gerencial;
  • Ter conhecimento e domínio de ferramentas e técnicas gerenciais para permitir a melhor eficiência organizacional.

Projeto Pedagógico do Curso - Ingressantes até 2022

Projeto Pedagógico do Curso - Ingressantes a partir de 2023

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados.