Portal IFNMG - Cursos Superiores Ir direto para menu de acessibilidade.

Cursos Superiores

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2011, 17h27 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 10h17

BACHARELADO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

O curso objetiva habilitar o profissional para exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos.

BACHARELADO ENGENHARIA FLORESTAL

O curso de Engenharia Florestal tem como objetivo geral a formação de profissionais com sólida base de conhecimentos científicos nas ciências biológicas, exatas e humanas e forte consciência ética e ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza, assim como profundo conhecimentos dos ecossistemas terrestres, em particular dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas associadas a tais ecossistemas brasileiros.

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG tem por objetivo formar e qualificar profissionais para os diversos setores desta área de conhecimento para atuarem no ensino e na pesquisa, principalmente na Educação Básica, realizando pesquisa aplicada epromovendo o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, buscando assim, novas técnicas que levem à solução dos problemas ligados ao desenvolvimento das atividades biológicas, e consequentemente da educação em ciências, visando aumentar a articulação com os setores educacionais e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional.

LICENCIATURA EM FÍSICA

Formar profissionais para o exercício do magistério em Física, principalmente na educação básica: Ensino Médio. Além disso, espera-se formar cidadãos atuantes na promoção de ciência e tecnologia, e capazes de ajudar na redução da desigualdade social brasileira.

Busca-se nesse curso o perfil profissional do “Físico Educador”, profissional que deve dedicar-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “softwares”, ou outros meios de comunicação.

LICENCIATURA EM MATEMATICA

O objetivo do Curso é formar professores para o exercício do magistério na Educação Básica (segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Matemática. Além disso, o Curso objetiva promover uma formação ampla no sentido de enfrentar os desafios e dilemas da docência; possibilitando o domínio dos conteúdos específicos e a compreensão de questões envolvidas em seu trabalho, sua identificação e resolução, autonomia para tomar decisões e responsabilidade pelas opções feitas.

LICENCIATURA EM QUÍMICA

O curso de Licenciatura em Química do IFNMG tem por objetivo principal formar professores para atuarem no ensino de Química na Educação Básica, além de propiciar aos alunos o desenvolvimento de qualificações profissionais básicas comuns de formação para todos os cursos de graduação em Química, bacharelados ou licenciaturas. Os alunos recebem uma sólida formação teórico-prática e profissional e, assim, desenvolvem uma reflexão crítica acerca do papel da Química em nossa sociedade, a partir do entendimento de sua dinâmica sócio-histórica.

MEDICINA VETERINÁRIA

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo geral a responsabilidade de formar profissionais e cidadãos, científica e tecnicamente capacitados para solucionar problemas nas áreas de sua competência: Produção animal, sanidade animal e de produtos de sua origem, proteção ambiental, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, saúde pública, planejamento, administração e extensão rural, adquirindo competências e habilidades para tomar decisões, comunicar-se, liderar, administrar e gerenciar, buscando educação permanente.

TECNÓLOGO PRODUÇÃO DE CACHAÇA

O Curso busca formar tecnólogos com capacidade de atuação em todas as áreas da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando qualidade e produtividade com menor custo de produção. Os profissionais devem ser dotados de formação humana e empreendedora para atuar na produção de Cachaça de Alambique, sendo capazes de atender às demandas visando a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social.