Portal IFNMG - Apresentação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Apresentação

Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 16h18

Neste ano de 2018 o Campus Diamantina recebe o V Encontro do Ensino, que traz como tema “INTEGRAÇÃO: olhares para a nossa prática numa perspectiva do Plano de Permanência e Êxito”. A proposta para a temática escolhida surgiu no último Encontro, que aconteceu no Campus Januária. Naquele momento foi construído o Plano de Permanência e Êxito - PPE e, a partir da demanda de se criar metodologias para a execução das estratégias propostas, vimos a necessidade de discutirmos sua operacionalização/implantação por cada unidade do IFNMG.

Assim sendo, nossa proposta é, a partir dos diferentes setores ligados ao ensino, da Reitoria e dos campi, fazer de cada Encontro uma ponte para as discussões iminentes que envolvam as políticas institucionais de Ensino. Desse modo, fortaleceremos nossa prática administrativa e, por conseguinte, alcançaremos os resultados positivos que impactarão na educação inclusiva e de excelência que buscamos para os nossos discentes. 

Trata-se de um espaço de trabalho coletivo e formativo para dialogar, elaborar, e traçar metas para o Ensino Básico,Técnico e Tecnológico. Como estrutura metodológica desse espaço teremos: o Encontro da Assessoria Pedagógica, que ocorrerá pela manhã e tarde do dia 15/05/2018; nos dias 16,17 e 18/05/2018 o Encontro dos Bibliotecários, cujo objetivo é planejar as ações do Sistema Integrado de Bibliotecas; teremos, ainda, 9 (nove) Grupos de Trabalhos, com temáticas específicas, construídas a partir da análise minuciosa do PPE; e, além disso, ocorrerá a I Edição do Simpósio de Práticas Inovadoras, com apresentações dos Projetos de Ensino desenvolvidos em cada unidade. 

 

OBJETIVOS 

1 - Discutir sobre a evasão e a retenção na nossa Instituição e a implementação do Plano de Permanência e Êxito.

2 - Discutir a operacionalização do Plano de Permanência e Êxito nos campi.

3 - Refletir sobre as mudanças pelas quais vem passando a educação profissional e tecnológica do país, e promover meios de atuação frente às dificuldades enfrentadas pelos Campi/Reitoria.

4 - Compartilhar experiências exitosas e as práticas inovadoras. 

 

PÚBLICO ALVO: 

Diretores e Coordenadores de Ensino; Coordenadores de Cursos Técnicos e Superiores; Docentes; representantes do Núcleo Pedagógico; Secretarias Escolares e Acadêmicas; representantes das Bibliotecas dos Campi; Reitoria do IFNMG, representantes do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários, Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, representantes dos discentes e Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG.

 

ORGANIZAÇÃO

Pró - Reitoria de Ensino e Campus Diamantina

Fim do conteúdo da página