Portal IFNMG - Apresentação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 14h15 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h02

APRESENTAÇÃO

O Encontro do Ensino do IFNMG é um evento institucional que está em sua sexta edição e, neste ano de 2019, o Campus Almenara é o anfitrião. Depois de, nos dois últimos encontros haver trabalhado com a temática da Permanência e Êxito, viu-se a necessidade de trazer à discussão o relevante tema da avaliação. Ele surge com a divulgação do novo instrumento de avaliação dos cursos superiores, pelo Ministério da Educação e, nessa perspectiva, evidenciou-se ainda mais a importância de aprofundamento, uma vez que avaliar permeia todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como a construção das políticas públicas da gestão institucional.

Sendo assim, o VI Encontro do Ensino está formatado para produzir momentos de partilha e reflexões que fortalecem nossa prática pedagógica e nos possibilitará alcançar os resultados positivos que impactarão na educação inclusiva e de qualidade socialmente referenciada que buscamos para os nossos discentes.

Para tanto, a conferência de abertura terá como tema: “Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias.” No segundo dia, haverá uma Mesa-Redonda intitulada: "Por que avaliar? Reflexões sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem", os participantes terão a oportunidade de, a partir das teorias apresentadas pelos convidados, refletirem sobre as questões essenciais do processo educativo.

Nas dinâmicas de grupo haverá dois formatos metodológicos: Grupos de Trabalho – GTs e Oficinas. Nestas, os participantes experienciarão práticas de instrumentos avaliativos com o intuito de contribuir com o aperfeiçoamento da sua atuação no processo de ensino-aprendizagem. Nos GTs os participantes trabalharão estratégias de como tornar executável a avaliação da Biblioteca, a Institucional e a dos Cursos Superiores.

OBJETIVOS

1 – Fomentar discussões sobre a temática da avaliação, desde a concepção da aprendizagem do discente até a concepção institucional
2 – Capacitar os servidores para a construção de instrumentos metodológicos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem
3 – Construir perspectivas de avaliação para as bibliotecas e para os Cursos Superiores
4 – Compartilhar experiências exitosas e/ou inovadoras no desenvolvimento dos Projetos de Ensino

PÚBLICO ALVO

Diretores e Coordenadores de Ensino, Coordenadores de Cursos Técnicos e Superiores, Docentes, representantes dos Núcleos Pedagógicos, representantes do Registro Escolar e do Acadêmico, representantes das Bibliotecas, responsáveis pelos Centros de Línguas, representantes dos Núcleos de Assuntos Estudantis e Comunitários, Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Pró-Reitoria de Ensino e gestores do IFNMG.

ORGANIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Ensino e Campus Almenara

 rodapéencontrodeensino copiar copiar

 

Fim do conteúdo da página