Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni Celebra Inauguração de Unidade Experimental da EPAMIG. Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Teófilo Otoni Celebra Inauguração de Unidade Experimental da EPAMIG.

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 07h47 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 07h47

Na sexta-feira, 06 de abril de 2018, foi inaugurada na Fazenda Itamunhec, atualmente sob gestão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus de Teófilo Otoni, a Unidade Experimental da EPAMIG; que será utilizada com objetivo de desenvolver pesquisas experimentais agroecológicas tendo em vista a sustentabilidade de projetos agropecuários e ambientais para o desenvolvimento local e regional. A Unidade irá disponibilizar tecnologias para cafeicultura, olericultura e forragicultura para os produtores rurais da região.

Estudos também apontaram que a implantação da Unidade será importante para desenvolver programas que contribuam para redução da degradação ambiental e promovam o manejo sustentável do solo com eliminação de tecnologias agroquímicas que afetam a fauna e flora da região. Durante a cerimônia também foi assinado o Protocolo de Intenções que estabelece as diretrizes do trabalho.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades como: o pesquisador chefe da EPAMIG - Marcelo Ribeiro, o secretário municipal – Sérgio Marcos França, o Diretor Geral do IFNMG – Campus Teófilo Otoni – Renildo Ismael Félix da Costa, o Diretor Geral da UFVJM – Renildo Lemos, a Gerente Regional do IEF – Janaína Mendonça, o Gerente Regional da EMATER – Sandro Rodrigues, o Coordenador do GEPAF – Leonel de Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni – Fábio Lemos, o Deputado Federal – Leonardo Monteiro, o prefeito de Teófilo Otoni – Daniel Sucupira. Também estiveram presentes alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Teófilo Otoni, os professores Sérgio Lana, Ivan Carreiro, Maíra Rezende, Alexandre Petusk, Lucas Ferrari, representantes do Núcleo de Agroecologia do Município, do SEAPA e produtores rurais.

Para o Diretor Geral do IFNMG - Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, “O sonho da Unidade Experimental é hoje uma realidade possível com o apoio de parcerias locais. É grande o desafio devidos as carências do Vale! Mas o que se quer é uma realidade diferente para o Mucuri, para validar, testar culturas e tecnologias dentro do território”

Segundo Marcelo Ribeiro, presidente Chefe da EPAMIG- Sudeste, “É um desejo da EPAMIG vir para a região, montar uma Unidade Demostrativa, plantar a semente; de forrajeiras, olericultura, incentivar a  agroecologia”

O Deputado Federal Leonardo Monteiro afirmou que “a Fazenda não é um simbolismo e sim uma ação concreta para o desenvolvimento da região, um investimento em desenvolvimento, em agroecologia.” Ainda desejou muito sucesso à parceria – " Que seja espaço para desenvolvimento de tecnologia”.

Na finalização da cerimônia o prefeito do Município de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, ressaltou que "A importância do projeto é o momento de integração de forças, cada um com as suas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Inaugura um olhar diferenciado para a região – é um trabalho para aqueles que vislumbram Teófilo Otoni com um olhar diferente, pois a Fazenda será instrumento de mudança para a região; além da pesquisa, será daqui que sairá o alimento para região, para os jovens empreenderem!”

Para mais fotos do evento, siga-nos no Facebook: https://bit.ly/2oVM4u9