Portal IFNMG - IFNMG e Núcleo de Agroecologia do Mucuri Participam de Reunião por Unidade Demonstrativa da EPAMIG em Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG e Núcleo de Agroecologia do Mucuri Participam de Reunião por Unidade Demonstrativa da EPAMIG em Teófilo Otoni

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 10h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h02

 

Na sexta feira, 23 de março de 2018, o Diretor Geral do Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa e a Coordenadora do Núcleo de Extensão do Campus, Maíra Queiroz Rezende participaram de reunião técnica com representantes do Núcleo Mucuri de Agroecologia na sede da Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária - EPAMIG, em Belo Horizonte-MG. A ocasião teve como pauta debate sobre a implantação da Unidade Demonstrativa da EPAMIG no município de Teófilo Otoni, mais precisamente na Fazenda Itamunhec, área federal gerida pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni.

 

A vinda da EPAMIG para Teófilo Otoni-MG, representa o esforço feito pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni na busca pelo desenvolvimento regional, trazendo oportunidade de pesquisa de ponta para a região do Vale do Mucuri. O Diretor Geral do IFNMG Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, ressaltou a importância da vinda da EPAMIG para região como fator impulsionador da Agroecologia local, e tendo sempre o IFNMG Campus Teófilo Otoni e seus parceiros como protagonistas nessa empreitada. Entre esses parceiros, a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através do Prefeito Daniel Sucupira, que não mediu esforços para que esse grande avanço acontecesse para a cidade e toda região do Vale do Mucuri. 

 

Foram discutidos eixos estratégicos e parcerias locais e interinstitucionais para implantação da referida unidade. O IFNMG cederá parte da área da fazenda para desenvolvimento de pesquisas agroecológicas visando a sustentabilidade dos sistemas de produção e cadeia produtiva do gado, horticultura e cafeicultura. Estudos preliminares apontam a urgência por mudança na matriz de produção, que atualmente favorece a degradação ambiental do território, contribuindo para crise hídrica (escassez de água), devido uso indiscriminado dos recursos naturais, afetando substancialmente o solo, água, flora e fauna. Além do uso desmedido de tecnologias agroquímicas, pouco ou nada sustentáveis.

 

A Unidade Demonstrativa da EPAMIG contará com o apoio conjunto de instituições parceiras, como UFVJM – Campus Mucuri, Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Instituto Estadual de Florestas – Regional Nordeste (IEF); Núcleo Mucuri de Agroecologia e EMATER, para realização de projetos de pesquisa e atividades de extensão rural, formação e capacitação em tecnologias sociais agroecológicas para agricultores familiares, médios e grandes produtores. A prefeitura municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento dará suporte logístico e infraestrutura necessária. A instalação da Unidade Demonstrativa da EPAMIG, por meio do programa de Agroecologia, contribuirá para a consolidação de Teófilo Otoni como um polo de pesquisa e extensão, visando produção de ciência e tecnologia aplicada à realidade territorial, colaborando para o Desenvolvimento Sustentável, inclusivo, e democrático para populações rurais e urbanas do Vale do Mucuri.

 

Na oportunidade, estiveram presentes na reunio Sr. Pedro Leitão, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA; o Dr. Rui da Silva Verneque, Presidente da EPAMIG, acompanhado do Sr. Trazilbo José de Paula Júnior, Diretor de Operações Técnicas; a pesquisadora Madelaine Venzom, Coordenadora do Programa de Agroecologia da EPAMIG; o Sr. Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni e Leonel Pinheiro, pesquisador extensionista do GEPAF – UFVJM – Campus Mucuri.

 

Siga-nos nas redes sociais: https://bit.ly/2oVM4u9

  

 

Fim do conteúdo da página