Portal IFNMG - IFNMG e Núcleo de Agroecologia do Mucuri Participam de Reunião por Unidade Demonstrativa da EPAMIG em Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 10h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h02

Na sexta feira, 23 de março de 2018, o Diretor Geral do Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa e a Coordenadora do Núcleo de Extensão do Campus, Maíra Queiroz Rezende participaram de reunião técnica com representantes do Núcleo Mucuri de Agroecologia na sede da Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária - EPAMIG, em Belo Horizonte-MG. A ocasião teve como pauta debate sobre a implantação da Unidade Demonstrativa da EPAMIG no município de Teófilo Otoni, mais precisamente na Fazenda Itamunhec, área federal gerida pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni.

A vinda da EPAMIG para Teófilo Otoni-MG, representa o esforço feito pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni na busca pelo desenvolvimento regional, trazendo oportunidade de pesquisa de ponta para a região do Vale do Mucuri. O Diretor Geral do IFNMG Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, ressaltou a importância da vinda da EPAMIG para região como fator impulsionador da Agroecologia local, e tendo sempre o IFNMG Campus Teófilo Otoni e seus parceiros como protagonistas nessa empreitada. Entre esses parceiros, a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através do Prefeito Daniel Sucupira, que não mediu esforços para que esse grande avanço acontecesse para a cidade e toda região do Vale do Mucuri.

Foram discutidos eixos estratégicos e parcerias locais e interinstitucionais para implantação da referida unidade. O IFNMG cederá parte da área da fazenda para desenvolvimento de pesquisas agroecológicas visando a sustentabilidade dos sistemas de produção e cadeia produtiva do gado, horticultura e cafeicultura. Estudos preliminares apontam a urgência por mudança na matriz de produção, que atualmente favorece a degradação ambiental do território, contribuindo para crise hídrica (escassez de água), devido uso indiscriminado dos recursos naturais, afetando substancialmente o solo, água, flora e fauna. Além do uso desmedido de tecnologias agroquímicas, pouco ou nada sustentáveis.

A Unidade Demonstrativa da EPAMIG contará com o apoio conjunto de instituições parceiras, como UFVJM – Campus Mucuri, Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Instituto Estadual de Florestas – Regional Nordeste (IEF); Núcleo Mucuri de Agroecologia e EMATER, para realização de projetos de pesquisa e atividades de extensão rural, formação e capacitação em tecnologias sociais agroecológicas para agricultores familiares, médios e grandes produtores. A prefeitura municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento dará suporte logístico e infraestrutura necessária. A instalação da Unidade Demonstrativa da EPAMIG, por meio do programa de Agroecologia, contribuirá para a consolidação de Teófilo Otoni como um polo de pesquisa e extensão, visando produção de ciência e tecnologia aplicada à realidade territorial, colaborando para o Desenvolvimento Sustentável, inclusivo, e democrático para populações rurais e urbanas do Vale do Mucuri.

Na oportunidade, estiveram presentes na reunio Sr. Pedro Leitão, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA; o Dr. Rui da Silva Verneque, Presidente da EPAMIG, acompanhado do Sr. Trazilbo José de Paula Júnior, Diretor de Operações Técnicas; a pesquisadora Madelaine Venzom, Coordenadora do Programa de Agroecologia da EPAMIG; o Sr. Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni e Leonel Pinheiro, pesquisador extensionista do GEPAF – UFVJM – Campus Mucuri.

Siga-nos nas redes sociais: https://bit.ly/2oVM4u9