Portal IFNMG - IFNMG Campus Teófilo Otoni Presente no I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 10h57 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 10h57

IFNMG participou em peso do I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. No total, 33 pessoas representaram o Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo sete estudantes e 26 servidores.

Um dos servidores que compôs a comitiva do IFNMG foi o pró-reitor de Ensino, professor Ricardo Cardozo, que representou a região Sudeste na mesa-redonda "Estratégias, ações e propostas de integração curricular no Ensino Médio". Para o pró-reitor, "a participação em eventos como esse contribui significativamente para a formação continuada e para a construção de uma proposta de Ensino Médio Integrado sólida e dialógica, a partir dos espaços de debate e do intercâmbio com colegas de vários IFs do Brasil".

Foto: Aluna Carolina Neves (IFNMG Campus Teófilo Otoni)

Foram mais de 800 participantes de todas as regiões do país, entre docentes, estudantes, pesquisadores, dirigentes de ensino e representantes educacionais da Rede Federal Científica e Tecnológica dos Institutos Federais.Todos interessados em analisar e refletir sobre os principais desafios teóricos e metodológicos apresentados à realidade escolar a partir das recentes transformações ocorridas na legislação educacional brasileira.

Os estudantes do IFNMG também participaram da mesa-redonda “Enfrentamento das desigualdades e a promoção de equidade no Ensino Médio: a voz dos estudantes". A Aluna no 2º ano do Curso Técnico em Informática Para Internet Integrado, Carolina Neves avaliou sua participação no grupo de trabalho como inspiradora, considerando a troca de experiência com estudantes de outros campi como agregadora  a sua vida acadêmica. Outro participante do IFNMG Campus Teófilo Otoni, o Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Professor Sérgio Lana Morais salienta que o evento contribuiu para o processo de implementação do Curso Técnico em meio Ambiente que se encontra em andamento na instituição. Já o Professor de História do IFNMG Campus Teófilo Otoni, Prof. Paulo Sérgio de Souza e Silva pontua que a importância de espaços como esse são essenciais para uma maior interlocução entre os institutos federais das mais diferentes regiões do país, oportunizando espaço de discussão dos problemas e socialização das experiências exitosas levadas a cabo pelos IFs. Já a Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Teófilo Otoni, Graciely Vieira, levanta a importância de que a instituição atue com um caráter transformador no meio em que está inserida.

Para o diretor de Ensino Wallas Siqueira Jardim, outro ponto que também merece destaque foi o lançamento do livro “Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios”. Segundo o diretor, a obra é "uma importante referência para os estudos e pesquisa nessa área que tiveram artigos das professoras professora Iza Manuela Aires Cotrim, do Campus Januária, e da professora Juliana de Almeida Pereira e Santos, do Campus Araçuaí".