Portal IFNMG - IFNMG divulga os editais do Processo Seletivo e do Vestibular para o 2º semestre de 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 09h49 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 09h17
imagem sem descrição.

O IFNMG publicou, dia 26/04, os editais para o Processo Seletivo - que ofertam 672 vagas em cursos técnicos – e para o Vestibular – que oferta 240 vagas de nível superior. Os cursos são gratuitos, presenciais e todas as vagas são para ingresso no 2º semestre de 2017.

Os campi Almenara, Araçuaí, Diamantina, Januária, Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni oferecem vagas de técnico. Vagas para os cursos superiores estão sendo oferecidas pelos campi Arinos, Januária e Pirapora.

Com relação ao Processo Seletivo, os candidatos podem concorrer na modalidade concomitante/subsequente. Nesse caso, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio (modalidade concomitante) ou já ter concluído o 3º ano (modalidade subsequente).

O período de inscrições para o Processo Seletivo e para o Vestibular é de 26 de abril de 2017 a 25 de maio de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para o Processo Seletivo e R$ 35,00 para o Vestibular. A isenção desses valores pode ser solicitada entre os dias 26 de abril de 2017 e 14 de maio de 2017.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas e vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

2º Processo Seletivo 2017 nas modalidades concomitante e/ou subsequente

Por meio do Edital nº 125, de 26 de abril de 2017, o IFNMG oferta os seguintes cursos:

- Campus Almenara: Técnico em Administração (40 vagas)
- Campus Araçuaí: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas) e Técnico em Comércio (40 vagas)
- Campus Diamantina: Técnico em Teatro (32 vagas)
- Campus Avançado Janaúba: Técnico em Administração (40 vagas)
- Campus Januária: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (35 vagas), Técnico em Enfermagem (35 vagas) e Técnico em Edificações (50 vagas)
- Campus Montes Claros: Técnico em Eletrotécnica (40 vagas) e Técnico em Segurança do Trabalho (40 vagas)
- Campus Pirapora: Técnico em Edificações (40 vagas), Técnico em Informática (40 vagas) e Técnico Segurança do Trabalho (40 vagas)
- Campus Avançado Porteirinha: Técnico em Eletroeletrônica Vespertino (40 vagas) e Técnico em Eletroeletrônica Noturno (40 vagas)
- Campus Teófilo Otoni: Técnico em Meio Ambiente (40 vagas) e Técnico em Administração (40 vagas)

A prova será aplicada no dia 18 de junho de 2017 e será composta por 20 questões de múltipla escolha, contemplando os conteúdos de língua portuguesa e matemática.

2º Vestibular 2017

Por meio do Edital nº 124, de 26 de abril de 2017, o IFNMG oferta os seguintes cursos:

- Campus Arinos: Tecnologia em Produção de Grãos (40 vagas) e Tecnologia em Gestão Ambiental (40 vagas)
- Campus Januária: Licenciatura em Física (40 vagas - todas as vagas serão preenchidas por meio do Sisu)
- Campus Pirapora: Bacharelado em Administração (40 vagas), Bacharelado em Engenharia Civil (40 vagas) e Bacharelado em Sistema de Informação (40 vagas)

A prova será aplicada no dia 11 de junho de 2017. No turno da manhã, os candidatos farão uma prova de 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Na prova objetiva, serão cobrados os seguintes conteúdos: língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira.

No turno vespertino, os candidatos farão uma prova com 20 questões de múltipla escolha, cujos conhecimentos abrangerão os conteúdos das matérias exigidas pelo curso escolhido, ou seja, conteúdos específicos como determina o Edital nº 124.

Sisu

Metade das vagas dos cursos superiores serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceto no Campus Januária, onde todas as vagas para o curso de Licenciatura em Física serão preenchidas através do Sisu. Os candidatos interessados em concorrer às vagas dos cursos superiores do IFNMG-Campus Arinos, Januária e Pirapora – para o 2º semestre de 2017, com o resultado do ENEM/2016, deverão se inscrever por meio do Sisu, 2ª Edição de 2017, do Ministério da Educação (MEC). O candidato poderá concorrer nos dois processos de seleção: SISU e Vestibular 2º/2017. O detalhamento das condições para participação no SiSU será disponibilizado pelo MEC.

Acesse os editais:

2º Vestibular 2017