Portal IFNMG - Minicurso de Apicultura Básica Ir direto para menu de acessibilidade.

Minicurso de Apicultura Básica

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 10h18 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 16h26

DSC03327

Em parceria com a EMATER-MG, Unidade Regional de Salinas, o IFNMG – Campus Salinas realizou no dia 22/11/2017 o primeiro Minicurso Teórico e Prático de Apicultura Básica para produtores e técnicos de campo. As atividades foram coordenadas pelos professores do Mestrado Profissionalizante em Medicina Veterinária e apresentado pelo mestrando Fábio Antunes Arruda, que é Médico Veterinário, servidor do Campus Salinas e apicultor à 16 anos. O objetivo principal foi capacitar e atualizar os profissionais que atuam no setor de apicultura ou que buscam uma fonte alternativa de renda.

A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes.

DSC03403

As abelhas são responsáveis pela elaboração de produtos além do mel, que vem tendo uma grande aceitação no mercado, como a própolis, amplamente utilizado em medicamentos; a cera, com aplicação na indústria de cosméticos e na própria apicultura; o pólen, alimento proteico com grande espaço de uso em dietas pelo alto valor nutritivo; e a geleia real, cujo reconhecimento cresce no campo da medicina e dos produtos cosméticos e de higiene.

DSC03411

A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

20171122 141551

Diante do exposto, o minicurso de Apicultura Básica foi criado pela importância do tema na economia brasileira e como uma oportunidade de atualização e qualificação de profissionais, favorecendo, dentre outros, os estudantes do ensino médio e superior, e os trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.  Após 8 horas de atividades teóricas e práticas, os participantes e a EMATER - MG agradeceram ao IFNMG – Campus Salinas por “abrir as portas” e apresentar essa alternativa de produção que pode ser uma nova fonte de renda para o produtor rural, sendo solicitados mais cursos de capacitação, e também, visitas técnicas dos professores e estudantes da instituição às propriedades dos produtores.

Fonte: Prof.º Julio Cesar Dias