Portal IFNMG - IFNMG realiza o I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG realiza o I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais do IFNMG

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 10h42 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 13h37

I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais 01

Foto: Participantes do I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais – Centro de Convenções Municipais de Salinas.

Ocorreu na última semana (dias 13, 14 e 15 de setembro) o I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais do IFNMG, realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Proteção Florestal e vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal do IFNMG campus Salinas.

O Evento contou com a presença de 123 participantes: estudantes do curso técnico, de graduação e de mestrado, além de profissionais da área, vinculados a diversas instituições, como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, IFBA, IFNMG campus Januária, IFNMG campus Almenara e IFNMG campus Salinas.

I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais 02

Foto: Material disponibilizado aos participantes do I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais do IFNMG.

Para a realização das palestras, estiveram presentes profissionais de renome em suas áreas de atuação: Nisvaldo Gomes Cardoso (Operações Florestais); Brunela Polastrelli Rodrigues (Anatomia da madeira – UESB); Raquel Pérez-Maluf (Biodiversidade e Agroecologia – UESB); Luis Carlos de Freitas (Mecanização e Colheita Florestal – UESB); Celso Melbach (Reflorestamento e Carvoaria); Ascendino Romualdo dos Reis (Gestão Florestal); Leandro Silva de Oliveira (Biotecnologia – UFMG); Cristiano Egnaldo Zinato (Recursos Hídricos – ANA); Marco Aurélio Murta (Licenciamento Ambiental – Neo Soluções Ambientais).

I Simpósio de Ciências Florestais e Ambientais 03

Foto: Palestra ministrada por Marco Aurélio Murta- Neo Soluções Ambientais.

Também foram realizados minicursos, que visaram oportunizar aos alunos a proximidade com temas próprios das atividades de engenheiros: Licenciamento Ambiental (Marco Aurélio Murta- Neo Soluções Ambientais); Práticas Conservacionistas de solo (Adenilson de Freitas – Emater); Análise Físico-Química da Água (Daniel Olavo da Silva – COPASA) e Curadoria de dados e ferramentas de análises estatísticas (Paulo André Trazzi – IFNMG – campus Salinas).

O evento também oportunizou aos participantes a publicação de resumos expandidos. No total, 61 trabalhos foram aprovados, em diversas áreas de conhecimento ligadas às ciências ambientais.  Além das referidas atividades, houve uma mesa redonda com ex-alunos do IFNMG – campus Salinas, visando apresentar as perspectivas do mercado de trabalho aos futuros profissionais.

O evento oportunizou aos alunos conhecer um pouco mais sobre suas áreas de atuação, conhecer profissionais atuantes, bem como aumentar o networking com outras instituições. Para os profissionais, foi uma oportunidade de se atualizarem em suas áreas de conhecimento.

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Fonte: Prof.ª Sara Carolina Soares Guerra