Portal IFNMG - Alunos da curso de Engenharia Florestal do Campus Salinas realizam visita técnica em empresa produtora de carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 16h31 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 16h31

Foto 01 Alunos Eng Florestal

Visita técnica do curso de Engenharia Florestal em área de produção da APERAM Bioenergia

Os estudantes do oitavo e décimo períodos do curso de Engenharia Florestal do IFNMG Salinas, realizaram no mês de Novembro, uma visita técnica à empresa Aperam Bioenergia, que produz carvão vegetal de excelente qualidade siderúrgica obtido de forma ambientalmente correta e fabricado a partir de florestas renováveis de eucalipto.

A viagem fez parte do conteúdo prático da disciplina de “Melhoramento Florestal”, ministrada pelo professor Paulo André Trazzi, e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula sob uma perspectiva prática e aplicada ao meio florestal.

O propósito da viagem foi conhecer o processo de melhoramento genético e florestal desenvolvido pela APERAM que visa produzir mudas e clones de eucaliptos melhorados para as condições edafoclimáticas locais e para a produção de madeira destinada à fabricação de carvão.

A visita foi coordenada pelo engenheiro florestal e melhorista da empresa Rodolfo Manoel Lemes da Costa. O melhorista conduziu a visita nas principais áreas do melhoramento florestal da empresa: o viveiro de produção de mudas, os minijardins clonais, os pomares clonais, os testes de progênies, os testes de espécies e as áreas de produção de sementes melhoradas.

Foto 02 Alunos Eng Florestal

Alunos visitando uma área de produção de sementes melhoradas Eucalyptus cloeziana

Segundo o professor Paulo, do IFNMG Salinas, “esta visita técnica foi fundamental para a formação dos nossos futuros engenheiros florestais, uma vez que eles puderam conectar o conhecimento teórico ao meio florestal prático, entender que existe uma ampla área de atuação profissional, e ainda, ter o privilégio de conhecer uma empresa florestal responsável e preocupada com as questões sócio-ambientais”.

Fonte: Paulo Andre Trazzi / Professor do IFNMG Campus Salinas