Portal IFNMG - IFNMG apresenta duas experiências exitosas na 38ª Reditec nos dias 12 e 13 de novembro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2014, 16h18 | Última atualização em Quarta, 12 de Novembro de 2014, 16h18

Na 38ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que segue até quinta-feira (13/11), em Porto Alegre (RS), o IFNMG contribui com duas experiências exitosas.

A psicóloga Maria Antônia de Oliveira, do Câmpus Arinos, apresenta projeto de extensão de inclusão social nesta quarta-feira, 12, e, na quinta-feira, 13, o professor Farley Jean, do Câmpus Salinas, expõe sobre projeto de ensino de química.

Ambos os projetos do IFNMG propostos integram as 24 experiências exitosas selecionadas, entre 60 inscritas por 12 instituições da Rede Federal de todo o país, para serem apresentadas durante o evento que tem como objetivo promover o compartilhamento, entre os gestores da Rede Federal, das boas práticas desenvolvidas. Além do reitor, José Ricardo Martins da Silva, outros 12 gestores do IFNMG, entre diretores de Câmpus e pró-reitores, participarão da Reditec.

Invisibilidade Social
Coordenado por Maria Antônia, o projeto “Invisibilidade Social x Cidadania aos Terceirizados” atende, ao todo, 14 trabalhadoras de empresas terceirizadas que atuam no Câmpus Arinos (foto). Por meio de aulas ministradas por cerca de 20 servidores do IFNMG - professores e técnico-administrativos - o trabalho de extensão oferta às trabalhadoras o ensino de saúde da mulher, informática, diretos do trabalhador e educação financeira. Segundo a psicóloga, no próximo ano o projeto atenderá também ao público masculino.

De acordo com Maria Antônia, a invisibilidade social é um fenômeno cada vez mais frequente na atualidade e está relacionado às pessoas que exercem profissões desprovidas de status e reconhecimento social. “Os trabalhadores terceirizados são um exemplo dessa invisibilidade, eles vivem à margem. No entanto, tais profissionais são imprescindíveis à nossa sociedade”, pontua. Entre os resultados esperados, conforme a coordenadora do projeto, estão a diminuição do índice de absenteísmo (faltas ao trabalho), a elevação da autoestima e a motivação dos terceirizados.

Aluna do projeto, dona Jandira, de 58 anos, viu nas aulas a importância da educação e as oportunidades que são criadas com ela. Diante disso, Jandira, inclusive, quer ser aluna do IFNMG. “Eu parei de estudar na 8ª série, agora eu quero saber quais os cursos que tem no Instituto, para ver qual que me agrada mais para eu fazer e continuar estudando”, objetiva.

Aprendizado lúdico
Desenvolvido no Câmpus Salinas desde de 2011, “O subprojeto de Química do Pibid do IFNMG, avanços e possibilidades de construção de práticas pedagógicas inovadoras” será apresentado pelo coordenador do Pibid em Salinas, professor Farley Jean de Sousa, no dia 13. O professor apresentará a experiência do IFNMG em promover a desmistificação do ensino de química por meio de atividades lúdicas e experiências atrativas. Além dos alunos de ensino médio do IFNMT, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química executam a proposta com alunos de três escolas públicas de Salinas.

Conforme a apresentação que será realizada, o subprojeto incentiva a interação social por meio de eventos realizados por professores e 26 bolsistas de iniciação à docência. Ginquimica, Paródia Química, Sufoco Químico, Torta na Cara Inorgânica, Arraiá Químico e Quadrilha Química são algumas das ações promovidas. Nestas atividades, jogos lúdicos como o cubo químico, cara a cara das ligações, torre periódica e dominó periódico são praticados.

Segundo o coordenador institucional do Pibid no IFNMG, professor Ricardo Cardoso, a intenção do subprojeto é melhorar a formação dos futuros professores no ensino de química. “Queremos contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao mesmo tempo melhorar a formação dos licenciandos com uma formação mais sólida. Ao mesmo tempo, nossa intenção é a melhorar de maneira efetiva a qualidade da educação nas escolas”, ressalta.

Papo Federal
Bem como as duas experiências aceitas este ano no Reditec, o IFNMG apresentou em 2013, durante a 37ª edição, em Maceió (AL), o projeto Papo Federal, desenvolvido no Câmpus Montes Claros pela assistente social Alana Mendes da Silva e pela psicóloga Amanda Chaves Moreira Cangussu. A proposta do Papo Federal, que ainda é desenvolvido no Câmpus, é discutir, com alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, temas transversais que dizem respeito à sexualidade, identidade, respeito às diferenças, autoestima, entre outros, além de favorecer as relações interpessoais desses alunos.

5 anos da Rede
A apresentação das experiências exitosas é apenas parte da programação da Reditec, que nesta edição tem como tema geral os “5 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Avanços e Perspectivas”. Confira aqui a programação do evento que este ano é organizado pela primeira vez em conjunto por três institutos: Farroupilha (IFFarroupilha), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).

Por Assessoria de Comunicação / Reitoria.