Portal IFNMG - Servidores e Alunos do IFNMG-Câmpus Salinas Participam do Encontro da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e Feira de Sementes Crioulas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 30 de Outubro de 2014, 09h20 | Última atualização em Quinta, 30 de Outubro de 2014, 09h20

Aline, Eduarda, Valeriano, Rogério (IFNMG-Câmpus Salinas), Edel Moraes (Vice-presidente do Conselho Nacional da Populações Extrativistas)

Os servidores do IFNMG-Câmpus Salinas, Rogério Alves de Amorim e Patrícia Nery Silva Souza, juntamente com os discentes do Curso de Engenharia Florestal, Kyara Lauanna Rodrigues, Jade Adrinely Martins Corsino, Eduarda Soares Menezes, Aline Ramalho dos Santos, Valeriano Lopes Cunha participaram do Encontro da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e Feira de Sementes Crioulas, que foi realizado em Montes Claros entre os dias 14 e 16 de outubro do ano em curso, no Solar do Sertão, sede do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - Montes Claros (CAA-MOC).

Participaram também os servidores Fabiano Rosa de Magalhães e Vinícius Orlandi que orientam projetos de iniciação científica e extensão junto às comunidades geraizeiras da Região do Alto Rio Pardo, com foco nos conflitos sócioambientais e em demandas levantadas pelas comunidades.

Manifesto Pró Agroecologia

Paralelo ao evento, como desdobramento da articulação do ATER Mais Gestão, foi realizada uma oficina de Gastronomia Catrumana para a promoção da culinária nativa com a presença das comunidades tradicionais Vazanteira e Geraizeira e também de um chefe de cozinha que elaborou pratos para degustação.

Além de representantes do Câmpus Salinas, compareceu a Vice-presidente do Conselho Nacional da Populações Extrativistas, Edel Moraes, que comemorou a vitória conquistada e teceu muitos elogios ao apoio do CAA-MOC nos feitos que levaram à assinatura do decreto que a cria a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraiseiras.

A presidente Dilma assinou este decreto no dia 13 de outubro do ano em curso e o mesmo foi entregue neste evento por seu Secretário-geral, Paulo Maldos. Este decreto está disponível em: "http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Dsn/Dsn14016.htm".

"Esta RDS é fruto das articulações do Movimento dos Geraizeiros, e representa o resgate do território após 12 anos.  A reserva fica localizada nos Municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo (MG), com uma área total de 38.177 hectares. Os membros das populações extrativistas da Amazônia, dentre eles, os seringueiros, tiveram um papel importantíssimo nesta conquista, pois representaram os geraizeiros na sua ausência", afirmou Rogério Amorim.

Feira de Sementes Crioulas

A feira de sementes crioulas permitiu a troca e a venda de uma grande variedade de espécies destinadas à produção de alimentos que não necessitam dos pacotes tecnológicos que vêm associados às sementes das grandes empresas do ramo. Esta feira foi realizada no dia mundial da alimentação, 16 de outubro, para dialogar com a sociedade sobre  a  importância  da  agroecologia  e  da  agrobiodiversidade como estratégia para a garantia da segurança alimentar e nutricional e também fortalecimento da campanha da Cáritas “Pelo Fim da fome no Mundo”. Foi realizado um manifesto na Praça Dr. Carlos com distribuição de quites com produtos agroecológicos mostrando que é possível produzir sem agroquímicos, em contraposição à produção agrícola empresarial.

Na oportunidade foram realizados os seguintes lançamentos: Plano no Norte de Minas, Revista Agrobiodiversidade: Uso e gestão compartilhada no Semiárido Mineiro e o Vídeo: Semente de Geração.

Por Rogério Amorim.