Portal IFNMG - Câmpus realiza aula inaugural em novo estábulo e na clínica veterinária Ir direto para menu de acessibilidade.

Câmpus realiza aula inaugural em novo estábulo e na clínica veterinária

Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2014, 11h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2014, 11h35

Foi realizada, no dia 12 de agosto, no Câmpus Salinas, uma aula inaugural no novo estábulo e na clínica veterinária que contou com a presença de diversos convidados. Estiveram presente o Magnífico Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, a Diretora Geral do câmpus, Maria Araci Magalhães, o Diretor de Produção e Apoio ao Ensino e a Pesquisa Osmar Correia Primo, o Diretor de Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação, Leonardo Lara e Lanna; Diretor de Admnistração e Planejamento, Adilson José da Silva; Diretor da Diretoria de Administração e Planejamento da reitoria, Adalcino França Júnior; Diretor da Diretoria de Ensino da reitoria, Ricardo Magalhães Dias Cardozo; Diretor do Departamento do Ensino Superior, Gabriel Domingos Carvalho; Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta; Diretor da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da reitoria, Charles Bernardo Buteri; Diretor do Departamento Ensino de Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima; Diretor Geral do Câmpus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa; professores, servidores, alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária e alunos do Curso Superior em Medicina Veterinária.

Antes de iniciarem as aulas o Magnífico Reitor do IFNMG destacou a importância dessas novas infraestruturas para garantir a excelência da educação cada vez mais promissora e que avança vincos no Norte de Minas.

A Diretora Geral do câmpus ressaltou que acompanhou os projetos de perto, desde o planejamento até a execução, e classificou o novo estábulo e a clínica veterinária como um "preceito de renovação". Além disso reconheceu o trabalho admirável de todos os servidores envolvidos no projeto destacando a atuação de Susi Cristina, Coordenadora do Setor de Zootecnica III; Josefa Noelba, Diretora de Produção e Apoio ao Ensino e Pesquisa substituta; Francisco Calixto, médico veterinário; professor Wesley Antunes Meirelles; e o Diretor de Produção Osmar Correia.

Novo Estábulo

Osmar Correia Primo destacou a importância do novo estábulo, evidenciando as novas estruturas que dão suporte para as aulas práticas de maior qualidade de aprendizagem e agradeceu o companheirismo de todos para o bom andamento das construções incluindo o pessoal da limpeza " que foi essencial para que tudo corresse bem".

Após sua explanação, o professor Wesley ministrou a aula inaugural comparando o "antes" e "depois" do estábulo, destacou os avanços da produção leiteira em Salinas e o índice pluviométrico onde está inserido a nossa região. Ao final da aula a coordenadora da Zootecnia III conduziu os presentes para conhecer a nova estrutura.

Clínica Veterinária

A aula inaugural na clínica veterinária foi conduzida pelo Diretor de Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação, o professor Leonardo Lara e Lanna que na ocasião realizou atendimento a um cão com obstrução urinária no qual foi feito um ultrassom abdominal e seu tratamento foi acompanhado pelos alunos e professores do curso de Medicina Veterinária e demais presentes.

Os alunos do 6º período já fazem as aulas práticas de clínica, cirurgias em pequenos animais e exames laboratoriais no novo local. A estrutura conta com consultório, ambulatório, sala de cirurgia e laboratório clínico e os atendimentos, previamente agendados, são realizados sempre no horário das aulas práticas já que fazem parte do aprendizado dos alunos.

O professor Leonardo destacou a importância dessa nova estrutura para o curso: "agora temos um local mais adequado para realizar os atendimentos e melhor acomodação para as aulas práticas, o que enriquece o aprendizado e a vivência dos alunos".

Há também um projeto do câmpus, em fase de execução, para a construção de um hospital veterinário.