Portal IFNMG - Acadêmicos do campus fazem visita técnica à Usina Hidrelétrica de Irapé Ir direto para menu de acessibilidade.

Acadêmicos do campus fazem visita técnica à Usina Hidrelétrica de Irapé

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2013, 08h08 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2013, 08h08

Grupo durante visita.

Os estudantes do curso de Licenciatura em Física realizaram uma visita técnica na Usina Hidrelétrica de Irapé no município de Grão Mogol, no dia 14 de novembro.

A visita contou com a participação de 17 estudantes e dois professores do campus, José Antônio Duarte e Vailton Afonso da Silva, e teve como objetivo aliar a prática com a teoria aprendida nas disciplinas do curso.

Na visita foi possível conhecer a tomada de água (local de captação da água do lago para girar a turbina e gerar energia), vertedouro (comportas que se abrem em épocas de excesso de água), casa de força (local onde ficam localizadas as turbinas que irão gerar energia elétrica) e o Centro de Referência, museu onde se encontram objetos dos povos que tiveram o povoado submerso pelas águas da usina.

Há também no Centro de Referência uma réplica da usina na proporção 1:1000 onde foi possível verificar vários exemplos de física aplicada aprendidos nas disciplinas do curso. Conduziu a visita o servidor da Cemig José Carlos Amaral.

Com colaboração do professor José Antônio.