Portal IFNMG - Avaliadores do Programa Mulheres Mil fazem visita ao Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Avaliadores do Programa Mulheres Mil fazem visita ao Campus Salinas

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2012, 11h29 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2012, 11h29

O Campus Salinas recebeu, entre os dias 06 e 07, avaliadores do Mec, os professores José Alvaro de Paiva do IFRN e Luiz Alberto Louzada Hosken do IFF que fizeram uma visita ao campus para conhecer como está sendo desenvolvido o Programa Mulheres Mil. Este monitoramento foi organizado e definido pelo Mec e ocorre em todo o país a partir deste mês de dezembro.

Os avaliadores tiveram uma primeira reunião com a Diretora Geral do campus, professora Maria Araci Magalhães, com a gestora do programa, a professora Giuliana de Sá e a coordenadora do programa, a professora Santina Mendes.

aval mumil

Avaliadores com a equipe multidisciplinar

Posteriormente houve uma reunião com a equipe multidisciplinar de servidores do campus composta pela Diretora do departamento de Ensino Hellen Vívian, a psicóloga Alessandra Sarmento, a pedagoga Paula Silva, a dentista Angela Rodrigues, a professora Cristiane melo e a jornalista Christiane Duarte Rodrigues.

A equipe relatou as experiências que tiveram com o programa e com as alunas que participaram dele. Hellen Vivian destacou como as alunas encararam o curso como acontecimento importante na vida delas e foi complementada pela psicóloga Alessandra. "Para essas mulheres era como se tivessem fazendo um doutorado. Elas estavam extremamente felizes e com a auto estima elevada", frisou a psicóloga.(foto 2)

Foram relatadas também as dificuldades encontradas pela equipe tanto no início quanto no decorrer do curso para que o programa fosse desenvolvido da melhor forma possível.

Nessa conversa o professor José Alvaro destacou a influência que o programa pode ter nos núcleos familiares. "Esse programa pode ser também um motivador para que outros membros da família busquem também uma capacitação ou qualificação e assim uma melhoria de vida", observou o professor.

Foi pontuado também os pontos fortes do programa com a inclusão dessas mulheres na sociedade desempenando seu papel de cidadãs. Por fim foram feitas sugestões para melhorias e para atingir mais mulheres de comunidades da região, como levar o programa até esses locais onde existe demanda mas não existe o transporte para trazê-las até o campus.

Após as reuniões os avaliadores fizeram uma visita pelo campus e conheceram as salas de aulas e os laboratório onde as alunas do programa tiveram suas aulas práticas desenvolvidas.

"A vinda dos avaliadores aqui no nosso campus foi uma experiência super significativa, onde foi possível além de trocar experiências, vivenciar um processo de monitoramento extremamente importante para consolidação do programa Mulheres Mil no IFNMG - Campus Salinas", analisou Giuliana de Sá.

Ela ainda relatou que os avaliadores conheceram a realidade das mulheres visitando os bairros que foram atendidos e conversando diretamente com elas. "Eles conheceram as protagonistas desta história que estamos construindo aqui em Salinas. Neste momento de avaliação foi possível constatar que muito ainda temos para trabalhar, que ainda existem muitas mulheres em situação de vulnerabilidade que precisam desta oportunidade. Muitos desafios se apresentam, entretanto muitas perspectivas também, afinal este é um trabalho de inclusão social que propicia  à mulher além de empreender , escrever sua própria história", finalizou Giuliana.

Fim do conteúdo da página