Portal IFNMG - Projeto anti-bullying mobiliza alunos e professores no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto anti-bullying mobiliza alunos e professores no Campus Salinas

Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2011, 10h54 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2010, 11h20

O ano de 2010, no Campus Salinas, começou com uma atividade diferente: um projeto educativo sobre o bullying.

 

O bullying é um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos violentos, sejam físicos ou psicológicos, de uma pessoa ou um grupo em relação à outra pessoa, e que causa dor e angústia para essa vítima.

O projeto partiu da assistente social do campus, Geórgia Priscila, e contou com a ajuda de uma equipe formada pela coordenadora de assistência aos educandos Ana Amélia, a psicóloga Alessandra Sarmento, a Supervisora Lidiane Rodrigues Brito e as professoras Patrícia Emanuelly, Santina Aparecida, Mara Denise e Hellen Vivian do campus.

 

No retorno das férias dos professores foi ministrada uma palestra para os mesmos explicando o que seria o bullying, como identificá-lo na sala de aula e que medidas poderiam ser tomadas quando vivenciassem a situação. “As manifestações de bullying acontecem na forma de violência física, verbal, sexual, moral, material e virtual, e é nas salas de aula onde mais ocorre. E como o bullying não é só o trote que acontece no início das aulas, o trabalho de acompanhamento e as atividades serão feitos pelos professores durante todo o ano”, explica a coordenadora do projeto, Geórgia Priscila.

 

No primeiro dia de aula foi feita uma reunião com todas as séries do ensino médio para esclarecer o que é esta forma de violência e como identificá-la. Segundo a coordenadora, os alunos demonstraram interesse pelo projeto e depois das palestras tiraram suas dúvidas. “No início teve um pouco de resistência de alguns alunos mas a partir do trabalho realizado pelos professores em sala de aula eles passaram a compreender melhor o que é o bullying. O trabalho está sendo bastante proveitoso”, acrescenta a coordenadora.

 

Os alunos já perceberam transformações causadas pelo projeto. “Teve uma mudança nos trotes e brincadeiras. Este ano foi mais tranqüilo”, ressalta Cayck Breno, aluno do 2º ano. O aluno André Luis, do 3º ano, concorda com o colega: “ O programa fez muito efeito, teve mudança demais em relação ao ano passado.”

 

A vítima deste tipo de violência é amparada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), no artigo 5º, que fala de punição deste tipo de ato, e no artigo 17 que fala do direito ao respeito. Já os artigos 126 e 147 do Código Penal esclarecem sobre os crimes contra a pessoa. “A denúncia de bullying pode ser feita para qualquer funcionário do instituto, e este levará o caso até o pessoal da assistência ao educando. A comissão disciplinar se reunirá para tomar as medidas cabíveis. Mas é importante também conversar com os pais pois eles vão dar o apoio psicológico”, completa Geórgia Priscila.

 

Em Minas Gerais funciona o disque Direitos Humanos. O serviço é gratuito, a ligação é sigilosa e pode ser feita de qualquer lugar do Estado. O número é 0800-31 11 19.

 

georgia

A coordenadora do projeto Geórgia Priscila.

 

Saiba mais:

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm

 

Fim do conteúdo da página