Portal IFNMG - Alunos do IFNMG – Campus Avançado Porteirinha realizam ações visando o desenvolvimento sustentável Ir direto para menu de acessibilidade.
Notícias 2019

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 09h06 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 09h34

II Mostra de Extensão 1

Cuidar do meio ambiente é dever de todos, mas, para tanto, é imprescindível que sejam criadas estratégias ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas. Pensando nisso, alunos voluntários e bolsistas do projeto de extensão, Sustentabilidade Ambiental – Eixo Resíduos Sólidos, do IFNMG – Campus Avançado Porteirinha, realizaram uma oficina acerca da produção de Sabão Ecológico, com o auxílio da coordenadora do projeto, a servidora Graziela Ferreira da Silva. A oficina foi realizada com integrantes da “Casa da Melhor Idade de Porteirinha” e teve como objetivo a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, através da reutilização de materiais de maneira inteligente, promovendo assim, o desenvolvimento sustentável. Durante a oficina, foi apresentado o passo a passo de como fazer o sabão ecológico, visando a reutilização do óleo de cozinha; alternativa eficaz para reduzir os impactos ambientais e o descarte incorreto deste resíduo, que pode causar sérios problemas ambientais.

Curso sabão

Oficina de produção de Sabão Ecológico

Também com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e colaborar para diminuição dos impactos ao meio ambiente, os integrantes do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porteirinha/MG, participaram ativamente das ações em comemoração da “5ª Semana da Árvore”. Durante a semana do evento, foi realizada uma Blitz Ecológica, na Praça Odilon Coelho, momento em que foi feita a distribuição de mudas de plantas para motoristas e pedestres que passavam pelo local, além de orientações sobre preservação ambiental, plantio e cuidado com as árvores. Outra ação importante, durante a comemoração da “5ª Semana da Árvore”, foi o Mutirão de Limpeza na extensão do Rio Mosquito, uma vez que, atualmente, uma das maiores preocupações ambientais em Porteirinha é a revitalização desse rio, principal afluente do município.

Blitz 5

Blitz Ecológica - “5ª Semana da Árvore”

Desta mesma forma, os alunos bolsistas do projeto Sustentabilidade Ambiental – Eixo Resíduos Sólidos, participaram da “II Mostra de Extensão do IFNMG”, realizada no Campus Salinas. Lá, os bolsistas puderam apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos, assim como compartilhar ideias acerca da preservação do meio ambiente e apresentar a campanha sobre a coleta de pilhas. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, teve como objetivo a socialização dos resultados de programas/projetos e atividades de extensão desenvolvidos nos Campi do IFNMG. Os alunos do Campus Avançado Porteirinha apresentaram resultados de projetos de extensão executados pelo Campus, como: Ouvindo os egressos e empregadoresOficinas de práticas esportivas e de lazer, Portfólio de OportunidadesGrupo de Soluções Tecnológicas, Sustentabilidade Ambiental, Esporte Escolar no IFNMG - Campus Avançado Porteirinha: inclusão social, saúde e educação, Curso de programação de aplicativos móveis baseado em aprendizagem orientada a projeto. Os discentes expuseram banners, participaram de palestras e minicursos e executaram três apresentações culturais que desenvolveram no projeto de extensão Festival Intercampi de Culturas: Encantos dos Vales, Montes e Sertões do IFNMG, coordenado pela servidora Rozaine Rosa Carvalho.

II Mostra de extensão 3

Alunos e servidoras que participaram da “II Mostra de Extensão do IFNMG”