Portal IFNMG - Campus Avançado Porteirinha sedia o “I Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis na Microrregião da Serra Geral” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 17h11 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2018, 17h45

No dia 05 de fevereiro de 2018, aconteceu, no Campus Avançado Porteirinha, o “I Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis na Microrregião da Serra Geral”. Organizado pelo Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – SEDINOR, Alonso Reis da Silva, em parceria com o Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Avançado Porteirinha, Professor Tarso Guilherme Macedo Pires, o encontro foi um passo importante para a discussão acerca das possibilidades de investimentos e desenvolvimento de produção de energias renováveis na Microrregião da Serra Geral, com ênfase na energia fotovoltaica.

WhatsApp Image 2018 02 06 at 10.06.18

Nesse primeiro encontro, estiveram presentes algumas lideranças da região como os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César de Oliveira e Edson Lucas Quintino, o representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), João Gledson Santos, o vereador e representante da Câmara dos Vereadores de Porteirinha, Waldinei Batista dos Santos, o Gerente Regional do IDENE em Janaúba, Max Vinícius Aguiar Martins, a representante da ADENOR, Márcia Versiani, a representante do SAFER, Maria de Lourdes de Souza Nascimento, Silvio José Nogueira, o representante da ADISSER, Alcivânio Aparecido Costa, o professor francês Jerome Pelleterat de Borde, Doutor em Física, o Assessor do Deputado Federal Reginaldo Lopes, José Leles Neto, o representante da ADELPORT, Eurismar Barbosa Santos, o Cônsul Honorário de Portugal no Norte de Minas e presidente da ADENOR, Alexandre Pires Ramos, o representante da ACIPORT/CDL, Daniel Ribeiro Messias, o Diretor de Capacitação e Qualificação do IDENE, Davidson Barbosa Dantas, o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, Professor Alisson Magalhães Castro, o Diretor de Ensino do Campus Avançado Porteirinha, Professor Pedro Paulo Pereira Brito, a Engenheira Eletricista e Coordenadora do curso Técnico em Eletroeletrônica do Campus Avançado Porteirinha, Professora Bárbara Mara Ferreira Gonçalves, além dos professores Engenheiros Eletricistas do Campus, Igor Sérgio de Oliveira Freitas e Patrícia Teixeira Sampaio.

WhatsApp Image 2018 02 05 at 15.12.21

As energias renováveis provêm de recursos naturais tais como sol e vento. A ênfase do Encontro na energia solar fotovoltaica, que é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, é devida à crescente demanda de fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas. Assim, o grande índice de radiação solar e a localização geográfica, faz do Norte de Minas uma das regiões brasileiras mais indicadas para o desenvolvimento e implantação de empreendimentos fotovoltaicos. E essa realidade tem atraído investidores interessados no potencial energético local. Durante a reunião, o presidente da ADENOR, Alexandre Pires Ramos, destacou a importância do fortalecimento da região Norte de Minas. Segundo ele, se aqui sol é generoso, devemos aproveitar e utilizá-lo da melhor forma, gerando assim, crescimento para a região.

WhatsApp Image 2018 02 05 at 15.12.22 1

Para o Diretor do Campus Avançado Porteirinha, o contexto atual representa um momento ímpar para o desenvolvimento do Norte de Minas, pois grandes investimentos já estão em curso e essa é somente a primeira fase de desenvolvimento de uma cadeia produtiva que terá grande impacto social e econômico na região. Lembrou que o Campus Avançado Porteirinha é a única unidade do IFNMG que foi criada já tendo como missão uma atuação efetiva neste setor da economia, haja vista que na fase de audiências públicas, que antecederam à implantação do Campus, ficou ajustado com a sociedade a oferta de cursos técnicos e superiores que dialoguem com essa realidade. É o que explica, por exemplo, a oferta do Curso Técnico em Eletroeletrônica e no futuro próximo o Técnico em Energias Renováveis e a Engenharia Elétrica.