Portal IFNMG - Diretor do Câmpus Avançado Porteirinha se reúne com vereadores, diretores de escola, estudantes e sociedade civil organizada Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Diretor do Câmpus Avançado Porteirinha se reúne com vereadores, diretores de escola, estudantes e sociedade civil organizada

Publicado: Terça, 10 de Março de 2015, 17h49 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2015, 18h06

DSC09447

Professor Tarso Guilherme escuta sociedade civil organizada sobre implantação de novo câmpus

 

O diretor do Câmpus Avançado Porteirinha do IFNMG, prof. Tarso Guilherme Macedo Pires realizou agenda de diálogo com a comunidade de Porteirinha nesta terça-feira (10/03). Acompanhado do prefeito do município, Silvanei Batista, o diretor se reuniu com vereadores da região, alunos e diretores de escolas públicas e com entidades da região.

Pela manhã, na Câmara Municipal de Porteirinha, Tarso apresentou vídeo institucional do IFNMG a oito vereadores capitaneados pelo presidente da câmara, Etelvino José da Silva Filho, e ouviu algumas expectativas de cursos técnicos a serem ofertados. O presidente da Câmara de Riacho dos Machados, Reginaldo Silva Santos também marcou presença no encontro e conheceu o projeto da nova unidade do Instituto. O diretor apresentou diretrizes do novo câmpus que para ele ainda é uma criança que precisa de cuidados nos seus primeiros passos.

“Estamos aqui para ofertar cursos técnicos presenciais gratuitos. Contamos com a participação online da sociedade até amanhã (quarta-feira), às 16 horas, para preenchimento de questionário no site do Câmpus. Com esse instrumento queremos ouvir as sugestões de cursos da comunidade de Porteirinha e região. Queremos fazer as escolhas certas de cursos técnicos agora para quem sabe no futuro recebermos uma área maior do município e ofertar também cursos superiores”, explica Tarso.

Clique aqui e dê sua opinião no questionário online

De acordo com o prefeito, a implantação do Câmpus Avançado do IFNMG no município é um marco de mudança na educação. “O Instituto vai mudar a vida de muitas pessoas e do município, trazendo desenvolvimento pela educação. É um sonho que se torna realidade”, frisa o prefeito.

Diretores e alunos
Ainda na tarde desta terça-feira (10/03), diretores e alunos de seis escolas públicas de Porteirinha se reuniram com o diretor Tarso Guilherme para conhecer melhor a instituição de educação tecnológica no laboratório móvel do Instituto. Na oportunidade, além do vídeo institucional, professores e alunos preencheram o questionário online e obtiveram diretamente com Tarso respostas a dúvidas sobre o novo câmpus.

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Brenda Mendes Antunes, 17 anos, não é apenas adolescentes que querem estudar no Instituto. “Vejo muitas pessoas de mais idade que eu, pais e mães de família que querem voltar a estudar. E, com o novo câmpus, o acesso deles será mais fácil”, considera. Ela conheceu ainda a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho com um curso técnico e ingressar na graduação com mais estabilidade econômica e conhecimento técnico.

Sociedade Civil Organizada
A terceira e última reunião que fez parte da agenda de consulta à comunidade de Porteirinha e região nesta terça-feira foi realizada com mais de 30 representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade, o diretor Tarso Guilherme também respondeu a dúvidas sobre a vocação urbana do câmpus avançado e as possibilidades de cursos técnicos concomitantes e subsequentes.

Uma das preocupações do projeto de implantação do novo câmpus é em atender o arranjo produtivo local. “Apesar da vocação inicial estritamente urbana, nosso campus avançado abre várias possibilidades, inclusive de cursos rápidos, por exemplo, na produção de queijos e laticínios. Isso porque temos conhecimento dessa área em outros câmpus que podem nos apoiar”, pontua o professor.

Criado em 10/03/2015

Fim do conteúdo da página