Portal IFNMG - Quarta edição do JIFENMG começa no Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Quarta edição do JIFENMG começa no Campus Pirapora

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 12h46 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 18h17
imagem sem descrição.

Começou nesta segunda-feira (03/07) e vai até o próximo sábado (08/07) a quarta edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), que neste ano é sediada pelo Campus Pirapora. A abertura oficial foi realizada na noite desta segunda e contou com desfile das delegações, juramento dos alunos-atletas, acendimento da pira olímpica, discurso dos dirigentes e uma tocante apresentação cultural sobre as relações em torno do Rio Francisco.

A solenidade contou com a presença do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, pró-reitores, diretores dos onze campi do Instituto, o deputado federal Leonardo Monteiro e diversas autoridades locais e regionais, além de alunos, servidores e colaboradores do Instituto.

Pela primeira vez, o JIFENMG conta com a participação de equipes de todos os onze campi do Instituto. No total, são quase 500 alunos-atletas, que competirão em dez modalidades: atletismo, basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez. Os jogos são uma realização da Pró-Reitoria de Extensão com organização do campus sede e dos professores de educação física de todos os campi.

jifenmg reitorPara o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, os jogos são uma das várias oportunidades dadas pelo Instituto para os alunos desenvolver suas habilidades. “Viver em harmonia, compartilhar as dificuldades e atuar com ética e honestidade são valores que vocês são convidados a experimentar nos jogos e em todo o processo de ensino-aprendizagem da nossa instituição, tendo em mente que vocês são o futuro da nossa nação, que tanto precisa desses valores”, disse o reitor.

araci

A Pró-Reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, resgatou as origens dos jogos olímpicos para destacar como o esporte possibilita o exercício de valores fundamentais como justiça, coragem, bem comum e virtude. “O nosso JIFENMG, um evento esportivo importante, reúne as diferenças, permitindo que cada ser humano possa ir se construindo e mudando ao se experimentar seus esforços materializados em cada partida”, ressaltou.

jifenmg joaquinaA Diretora-geral do Campus Pirapora, professor Joaquina Nobre, destacou a alegria e honra da comunidade em receber os jogos e os representantes de todos campi do IFNMG e agradeceu aos alunos, servidores, comerciantes e órgãos públicos da cidade, do estado e do país por todo apoio para a realização do Jogos. “Receber o JIFENMG significa acreditar no poder de socialização e cidadania que o esporte proporciona. Acreditamos na força da participação dos jovens para alavancar novos rumos para o nosso país. Podemos fazer do Norte de Minas, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Noroeste de Minas lugares cada vez melhores para se viver”, destacou a professora Joaquina.

Animação e surpresa

jifenmg piraApós a entrada das delegações, quatro alunos-atletas do Campus Pirapora, entraram com o fogo simbólico e acenderam a pira olímpica no alto do ginásio. Em seguida, o atleta do Campus Pirapora, Gabriel Gomes, conduziu o juramento que foi seguido por todos alunos-atletas, prometendo lealdade e respeito aos adversários, aos árbitros e à organização dos jogos.

Ao final dos discurso dos dirigentes, o Grupo de Dança Araçá, juntamente com alunos do Campus, fez uma apresentação cultural que tratou da realidade em torno do Rio São Francisco: a seca, o cotidiano da vida barranqueira, a poesia e a celebração. Ao final, uma grande saia azul, representando a alegria e movimentação do Velho Chico se abriu para receber o mascote Surubim, que entrou preso nas redes dos pescadores mas foi libertado para dançar e animar o público presente.

jifenmg apresentacao

DSC 0496 2

DSC 0539 2

Confira mais fotos da abertura, na página do IFNMG no Facebook.