Portal IFNMG - Prefeito de Montes Claros se compromete a doar terrenos para construção da Reitoria e ampliação do Campus Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Domingo, 02 de Julho de 2017, 10h57 | Última atualização em Domingo, 02 de Julho de 2017, 10h57

020717 terreno1

Em reunião realizada na segunda-feira 26 de junho, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, chegou a um acordo com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais para a doação de terrenos do município para construção do prédio da Reitoria do IFNMG e para ampliação do Campus Montes Claros. Segundo o prefeito, as propostas já foram encaminhadas à Procuradoria do Município, que irá avaliar as questões jurídicas e dar andamento aos demais trâmites legais. Posteriormente, a doação precisa ser autorizada pela Câmara Municipal de Montes Claros.

Para o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, a possível cessão dos terrenos demonstra sensibilidade do prefeito diante dos compromissos assumidos e das necessidades de fortalecimento da educação pública profissional e tecnológica na cidade e na região. “Em nome de toda comunidade do IFNMG, agradeço ao prefeito e à sua equipe pela boa vontade e sensibilidade demonstradas desde a primeira reunião que realizamos no início do mandato, e aproveito para ressaltar que contamos com o apoio dos vereadores de Montes Claros na tramitação dessas doações que irão trazer importantes retornos para a sociedade”, disse o reitor.

A construção da Reitoria, por exemplo, irá impulsionar a economia da região e acelerar o desenvolvimento urbano, além de ter previsão de contar com um centro de convenções e um anfiteatro de uso público para aproximadamente 650 pessoas.

O prefeito Humberto Souto ressaltou o empenho da prefeitura em contribuir no que for possível com as demandas apresentadas pelo IFNMG e por outras instituições no sentido de fortalecer a oferta de educação de qualidade na cidade e na região.

A área que será destinada à futura construção da sede própria da Reitoria do IFNMG, que hoje funciona em prédios alugados, possui 14.540 metros quadrados e fica no polo universitário da cidade, próxima ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e às Faculdades Santo Agostinho e Funorte, no bairro JK. Veja indicação abaixo (meramente ilustrativa):

020717 terreno2

O IFNMG também solicitou ao prefeito a cessão de uma área verde de 17.242 metros quadrados que fica ao lado para que o Instituto faça preservação e melhorias.

Para o Campus Montes Claros, as duas áreas a serem anexadas ao Insituto totalizam mais de 60 mil metros quadrados e ficam ao lado da unidade, no Bairro Vilage do Lago I, e seriam destinadas para a construção de laboratórios de pesquisa, incubadoras de empresas, centro de desenvolvimento tecnológico e complexo esportivo. Veja na imagem abaixo (meramente ilustrativa):

020717 terreno3