Portal IFNMG - Campus Montes Claros será sede da primeira etapa da Maratona Brasileira de Programação 2015 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Montes Claros será sede da primeira etapa da Maratona Brasileira de Programação 2015

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2015, 15h52 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2015, 17h02

Habilidade, concentração e raciocínio lógico. É nessa tríade que centenas de estudantes de todo o país se lançam para participar da XX Maratona Brasileira de Programação, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio da IBM e instituições de ensino de todo país. Essa será a terceira vez que o IFNMG - Campus Montes Claros sediará a primeira fase da competição, que acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 9 horas.

A Maratona de Programação é um evento nacional que acontece em duas fases: a primeira é regional, acontecendo em várias cidades do Brasil, e a segunda fase é a final brasileira, que reunirá os 60 melhores times do país. Os melhores times brasileiros irão para o a Tailândia disputar o ACM ICPC – International Collegiate Programming Contest, evento mundial que acontecerá na Prince of Songkla University, entre os dias 15 e 20 de maio de 2016, reunindo os melhores programadores de todas aspartes do mundo.

Na primeira fase, a XX Maratona Brasileira de Programação reúne mais de 600 times de 200 instituições de ensino superior de todo o país. Em 2015 são 46 sedes espalhadas pelo Brasil. De acordo com o professor do IFNMG Renato Cota, diretor da sede Montes Claros, a final nacional será na cidade de São Paulo e reunirá os 60 melhores times nos dias 13 e 14 de novembro deste ano.

Participarão da sede em Montes Claros 15 times de seis instituições de ensino: IFNMG - Campus Montes Claros, IFNMG - Campus Januária, IFNMG - Campus Pirapora, Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT). Os times são formados por três alunos, que recebem de 10 a 12 problemas com o desafio de resolvê-los no menor tempo possível.

“O time primeiro colocado na sede Montes Claros garantirá uma vaga para a final brasileira. Além do primeiro colocado, que recebe a vaga e o troféu de campeão, os seis primeiros colocados na eliminatória do Norte de Minas receberão medalhas como premiação”, explica o professor Renato Cota.

Na sede Montes Claros, a competição acontecerá no prédio de ensino do IFNMG - Campus Montes Claros (Rua Dois, nº 300, Bairro Village do Lago I), conforme programação abaixo:

09:00 h – Chegada e credenciamento dos times
09:30 h – 10:30 h – Preleção
11:00 h – 12:00 h – Warm Up (Sessão de aquecimento)
12:00 h – 13:20 h – Almoço ( Teremos almoço no restaurante do campus)
13:30 h – Sorteio dos computadores para os times
14:00 h – Início da prova
19:00 h – Término da prova
19:15 h – Divulgação do resultado e premiação

A sede de Montes Claros conta com o patrocínio da empresa ATS Informática. 

Patrocinadora local da XX Maratona Brasileira de Programação

Mais informações: http://maratona.ime.usp.brEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., (38) 2103-4141.

Fim do conteúdo da página