Portal IFNMG - Câmpus Montes Claros sediará primeira etapa da Maratona Brasileira de Programação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Câmpus Montes Claros sediará primeira etapa da Maratona Brasileira de Programação

Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 10h15 | Última atualização em Sexta, 21 de Novembro de 2014, 08h55

Habilidade, concentração e raciocínio lógico. É nessa tríade que centenas de estudantes de todo o país se lançam para participar da XIX Maratona Brasileira de Programação, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio da IBM, Fundação Carlos Chagas e instituições de ensino do país. Essa será a segunda vez que o IFNMG-Câmpus Montes Claros sediará a primeira fase da competição, que acontecerá no próximo sábado, dia 13, a partir das 9 horas.

A Maratona de Programação é um evento nacional que acontece em duas fases: a primeira é regional, acontecendo em várias cidade do Brasil, e a segunda fase é a final brasileira, que reunirá os 60 melhores times do país. Os melhores times brasileiros irão para o Marrocos disputar o ACM ICPC – International Collegiate Programming Contest, evento mundial que reúne os melhores programadores do mundo.

Na primeira fase, a XIX Maratona Brasileira de Programação reúne mais de 600 times de 200 instituições de ensino superior. São 43 sedes espalhadas pelo Brasil. De acordo com o professor do IFNMG Renato Cota, diretor da sede Montes Claros, a final nacional será na cidade de Fortaleza (CE) e reunirá os 60 melhores times nos dias 7 e 8 de novembro deste ano.

Participarão da sede em Montes Claros 12 times de cinco instituições de ensino: IFNMG-Câmpus Montes Claros, IFNMG-Câmpus Januária, Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit). Os times são formados por três alunos, que recebem de 10 a 12 problemas com o desafio de resolvê-los no menor tempo possível.

“O time primeiro colocado na sede Montes Claros garantirá uma vaga para a final brasileira. Além do primeiro colocado, que recebe a vaga e o troféu de campeão, os seis primeiros colocados na eliminatória do Norte de Minas receberão medalhas como premiação”, explica o professor Renato Cota.

Na sede Montes Claros, a competição acontecerá no prédio de ensino do IFNMG-Câmpus Montes Claros (Rua Dois, nº 300, Bairro Village do Lago I), conforme programação abaixo:

09:00 h – Chegada e credenciamento dos times
09:30 h – 10:20 h – Preleção
10:30 h – 11:30 h – Warm Up (Sessão de aquecimento)
11:40 h – 13:20 h – Almoço
13:30 h – Sorteio dos computadores para os times
14:00 h – Início da prova
19:00 h – Término da prova
19:15 h – Divulgação do resultado e premiação

A sede de Montes Claros conta com o patrocínio da empresa ATS Informática.

Mais informações: http://maratona.ifnmg.edu.br, renato.cota@ifnmg.edu.br; (38) 2103-4132.

 

Fim do conteúdo da página