Portal IFNMG - Aula inaugural proporciona conscientização ecológica entre acadêmicos Ir direto para menu de acessibilidade.

Aula inaugural proporciona conscientização ecológica entre acadêmicos

Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 16h42 | Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 14h03

Como já é tradição, para iniciar o ano letivo, os cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, todos os anos realizam uma aula inaugural, momento de encontro e interação entre veteranos e iniciantes. Neste ano de 2018 não foi diferente, porém, dentro da programação, o projeto Adote uma Árvore ganhou força, sendo uma iniciativa dos alunos veteranos e professores.

inaulgural02.jpg

Durante a aula, realizada no dia 17 do mês corrente, os alunos iniciantes puderam conhecer as dependências da Instituição, os cursos e suas áreas profissionais de atuação, normas e regimentos internos. Após todas as explicações e recados dados, cada aluno iniciante, seja do curso de Agronomia ou Engenharia Agrícola e Ambiental, dispostos a participar do "Trote Ecológico", escolheu uma muda de árvore e juntos se dirigiram para os locais em que as mudas seriam plantadas.

inaugural03.jpg

Com cavadeiras e enxadão nas mãos, cada um fez a cova e plantou a sua muda, com o compromisso de cuidar dela até a conclusão do curso. Foram plantadas um total de 20 mudas de árvores nativas, entre elas a aroeira, embaúba e paineira rosa, em diversas áreas dentro das dependências do IFNMG-Campus Januária.

inaugural05.jpg

Segundo o aluno do curso de Agronomia, conhecido como Paulinho Reciclar, a iniciativa do trote ecológico tem o objetivo de promover uma  reflexão sobre a importância da preservação ecológica e da participação dos jovens em questões relacionadas ao meio ambiente, além de trazer ao ambiente acadêmico, práticas de acolhida que façam com que os alunos iniciantes se sintam bem.

O clima do trote, sendo ele, solidário, ecológico e/ou social é muito mais harmônico e todos ganham. Parabéns aos professores e alunos pela iniciativa do trote ecológico. Que essa prática se dissemine pelo Campus Januária e se repita todos os anos!

inaugural04.jpg

Confira o vídeo