Portal IFNMG - Curso de Extensão em Introdução a Automação e Robótica tem início no IFNMG – Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 09h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 07h49

Uma proposta para disseminar a cultura “Maker” na instituição

25317197 1650170298373322 466997350 o

Iniciou no dia 30 de novembro de 2017, às 12h, no laboratório 4 de informática do ensino superior, o curso de extensão em Introdução a Automação e Robótica. A iniciativa  é ofertado pelo grupo E2C (Elétrica, Eletrônica e Computação), formado pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, orientados pelo professor Felipe Mota. O curso ofertado visa despertar o interesse de alunos sobre as possiblidades de desenvolvimento de ideias com Arduino, sabendo que a eletrônica é um dos principais fundamentos para a construção de projetos da área. O curso oferece espaço para falar sobre a importância da eletrônica analógica, digital e lógica de programação, possibilitando ampliar a tecnologia apresentada para diferentes áreas.

A turma conta com 25 alunos de diversas áreas, como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Licenciatura em Matemática e Curso Técnico em Informática da Escola Estadual Olegário Maciel. As aulas acontecem, semanalmente, toda quinta-feira. Os princípios básicos da eletrônica analógica e digital serão abordados para que seja feito a formação de circuitos nos projetos eletrônicos, ademais isso irá proporcionar uma vasta troca de informações e incentivo à cultura Maker (faça você mesmo), fazendo com que as pessoas percebam a importância do aprendizado, a partir da prática.

Durante o curso serão apresentados aos alunos, projetos do grupo E2C, tal qual o projeto do robô seguidor de linha, desenvolvido para participação no CoRA - Competição de Robôs Autônomos da UFMG, além de um projeto sobre automação residencial.

O curso ocorrerá até o final de janeiro de 2018. Espera-se que o conteúdo aplicado em sala de aula seja utilizado na prática para construir uma comunidade capaz de pesquisar e desenvolver projetos de automação e robótica, a partir do Arduino, disseminando conhecimentos acerca da associação entre as áreas de atuação de cada aluno e o conteúdo abordado.

Quem tiver interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo grupo E2C acesse: http://www.facebook.com/e2cif
Por equipe de comunicação do grupo E2C