Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de Agronomia ampliam conhecimentos em visita técnica na região centro-oeste Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 14h58 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 07h51

4

No período de 27 a 30 de novembro, os estudantes do curso de Agronomia da disciplina de Manejo e Conservação do Solo, ministrada pela professora Lais Lorena, com auxílio dos professores Ronan Santana e Dilermando Pacheco, realizaram uma viagem técnica para a Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) e Fazenda Maringá (Cristalina - GO).

Na Embrapa, houve palestras de pesquisadores da unidade e visita às áreas experimentais. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto práticas de Manejo e conservação do solo e da água em sistemas agrícolas no cerrado, Tolerância à seca em espécies anuais e perenes, Agrominerais regionais no manejo da fertilidade do solo e Sistema de Integração Lavoura-Pécuária- Floresta (ILPF).

1

Na fazenda Maringá, o primeiro acesso foi através de uma reportagem no globo rural, no dia 15 de outubro de 2017, sobre a situação da água em Cristalina - GO, um dos maiores polos de irrigação do país. Conforme o proprietário da Fazenda, o Sr. Marcelino Sato, a irrigação permitiu uma safra atrás da outra, mas com a terra sem descanso e sem o manejo adequado, o solo se esgotou e a produção caiu, em função dos problemas de solo e doenças como mofo branco e fusariose se intesificaram. Foi então a hora de parar e recomeçar novamente. Para isto, o Sr. Marcelino Sato e o Engenheiro Agrônomo e também proprietário da fazenda, Leandro Sato adotaram o Sistema de Plantio Direto (SSD), Integração Lavoura–Pecuária (ILP) e Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doencas (MID). Hoje é possível observar a diversificação da produção e os benefícios das práticas adotadas, principalmente no melhor aproveitamento da água e melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo. Hoje, a fazenda Maringá se destaca como exemplo a ser seguido na região. A visita foi muito proveitosa e os estudantes puderam ver na prática que é possível produzir e garantir a rentabilidade de maneira mais sustentável.

8
Os professores e estudantes agradecem a oportunidade a Embrapa Cerrados, em nome do José Marcos e Gelson Aurélio pela organização, aos pesquisadores Sérgio Abud da Silva, Marcos Aurélio Carolino de Sá, Walter Quadros Ribeiro Júnior, Éder de Souza Martins, Kleberson Worslley de Souza e a pós-doutoranda Cristiane Andréa de Lima pela disponibilidade e por todo conhecimento repassado, com excelência. Agradecem, também a Fazenda Maringá, em nome do Sr. Marcelino Sato, Leandro Sato, Lucas e Fernanda, por tê-los recebidos de portas abertas e pela excelente experiência e aprendizado.2

Agradecem também ao IFB Campus Planaltina, em nome da Diretora Edilene Marchi pela recepção e estadia, ao IFNMG Campus Arinos, em nome do Diretor Elias Rodrigues Filho, pela recepção, estadia e sua habitual solicitude.
Por fim, agradecem ainda, ao IFNMG Campus Januária, em nome do Diretor-Geral, prof. Cláudio Roberto Ferreira Montalvão e o Diretor de extensão Eduardo Souza Nascimento por todo apoio para que a viagem fosse possível, da mesma forma, agradecimentos, aos motoristas, Aurélio e Cinésio pela condução, com todo cuidado e atenção.