Portal IFNMG - Palestrante belga promove reflexão sobre cerrado brasileiro, no IFNMG Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Palestrante belga promove reflexão sobre cerrado brasileiro, no IFNMG Campus Januária

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 11h12 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h26

“O cerrado é uma região do Brasil Central, única no mundo cuja biodiversidade é tão grande quanto necessária. Este ecossistema está mais ameaçado do que a floresta amazônica. No entanto, esta região é raramente abordada na mídia.” (Wervel)

tatianacerrado

O IFNMG Campus Januária, como instituição promotora de debate e reflexão sobre as questões que assolam a realidade brasileira e sobretudo, a região em que está inserida, promoveu na tarde da última segunda-feira, dia 18/09/2017, um momento de reflexão, para a comunidade acadêmica, que contou com a participação de discentes de todos os cursos superiores e técnicos, além da presença de docentes e técnico-administrativos do campus.

“Se a produção agrícola atual é questionada, a mudança é inevitável”, essas foram uma das frases introdutórias do evento, pela Diretora de Pesquisa e Inovação, Tatiana Tozzi, coordenadora do evento.

luc

O assunto foi abordado com muita propriedade, pelo palestrante convidado, o pesquisador Belga, Luc Vankrunkelsven que pela segunda vez, visita a instituição com intuito de apresentar os resultados de seus estudos sobre o cerrado, no contexto internacional e sobretudo refletir a atual situação do cerrado brasileiro. Luc, além de pesquisador é escritor, filósofo e coordenador da organização não-governamental Wervel (Grupo de Trabalho para uma Agricultura Justa e Responsável, que tem como missão internacionalizar a luta para defesa do Cerrado).

Na oportunidade, num contexto globalizante, Luc abordou temas voltados para a agricultura no bioma cerrado brasileiro, enfatizando a grande produção e exportação de soja, o plantio exagerado de eucalipto e seus impactos ambientais.

Segundo Luc, é possível produzir muito, de forma sustentável e consciente, aproveitando o potencial do cerrado, porém sem destruí-lo, “o cerrado tem uma grande diversidade de frutas que poderiam ser processada para ser comercializada dentro e fora do  Brasil”,  salientou o palestrante.

luc2

Confira o vídeo

Fim do conteúdo da página