Portal IFNMG - Diretoria de Extensão proporciona oficina jornalística para comunidade acadêmica do IFNMG Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Diretoria de Extensão proporciona oficina jornalística para comunidade acadêmica do IFNMG Campus Januária

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 14h48 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 18h31

ORJ 7

Com o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica, habilidades para o ato de produção de texto, principalmente os textos que se aproximam dos gêneros jornalístico, notícia e reportagem e suas particularidades, foi realizada, neste campus, nos dias 11 e 12 de abril, a Oficina de Redação Jornalística, ministrada pela Jornalista do IFNMG, Andreia Pereira da Silva.

A iniciativa partiu da Diretoria de Extensão, com intuito de facilitar e oferecer condições, para que alunos bolsistas e servidores coordenadores de projetos extensionistas, ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão para Discentes-PIBED, redijam com mais facilidade e técnica, seus relatos e publiquem na Revista Contação, que se encontra com chamadas internas, abertas para envios de textos, sobre os referidos projetos e experiências adquiridas, durante a execução.

Segundo Andreia, é muito importante que o bolsista ou coordenadores, durante a execução do seu projeto, estejam atentos ao registro, colhendo na própria fonte e da forma mais natural possível, as informações que futuramente comporão a documentação necessária para conclusão dos trabalhos e também a elaboração do relato a ser publicado na referida revista. “Uma fotografia, um vídeo ou até mesmo a fala de um participante que direta ou indiretamente esteja envolvido com a aplicabilidade ou os resultados do programa, serão materiais de grande valor na hora da redação do texto e da diagramação da revista”, ressaltou a jornalista.

Na oportunidade, a jornalista repassou informações sobre termos técnicos utilizados no jornalismo, de forma bastante lúdica, compartilhou suas experiências com fotografias e outras atividades afins, como também destinou espaço para que cada um dos participantes lhes apresentasse o rascunho do seu relato, para possíveis interferências e contribuições.

ORJ 5

Para Eduardo Nascimento, Diretor de Extensão do Campus Januária, a reunião foi de grande importância, pois para além da execução do projeto, é importante também que lhe seja dado a devida visibilidade, e para isto a revista Contação foi criada para divulgar os projetos de extensão para a sociedade. Lançaremos mão de esforços para que inciativas como esta, seja constante na nossa instituição, principalmente, antes dos projetos serem executados, pois assim, bolsistas e coordenadores já terão uma percepção mais apurada no sentido do registro”, concluiu Eduardo.

Herbert Willian, coordenador de Comunicação Social e participante do evento, salientou a importância de orientações dessa natureza, principalmente no que diz respeito às imagens. “O ambiente, o posicionamento correto da câmera, a forma de enquadramento faz muita diferença na hora de tirar uma fotografia, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade, temos muitas fotos, mas são poucas as que aproveitamos para publicação, e essas técnicas que foram repassadas para os nossos bolsistas, os ajudarão bastante nesta tarefa”, concluiu.

Para Edenilma Galvão, acadêmica do curso de  Administração, a oficina lhe acrescentou conhecimentos técnicos que muito contribuirão na hora da redação de textos desta natureza. “Só temos a ganhar, espero outras oportunidades de participar de capacitações como essas, principalmente na área que estou inserida como bolsista”, ressaltou.

ORJ 6

A Revista Contação, que está na sua 3ª edição, é um instrumento que funciona como uma vitrine que visa levar ao conhecimento da sociedade, as ações extensionistas realizadas durante o ano, no âmbito do IFNMG, colaborando, assim, para ampla divulgação das atividades sociais, culturais e esportivas, em todos os campi.

ORJ 4

Fim do conteúdo da página