Portal IFNMG - Encerramento do Projeto de Extensão Informática na Escola Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encerramento do Projeto de Extensão Informática na Escola

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 09h54 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 15h06

EPE - Informática na Escola

No dia 04/12/2014 aconteceu a aula de encerramento e entrega dos certificados as participantes da Capacitação de Professores em Informática na Educação. Tal capacitação fez parte do projeto de extensão Informática na Escola: Uso do Computador na Escola da Comunidade Quilombola de Palmeirinha como Recurso Pedagógico, desenvolvido pelo IFNMG Câmpus Januária através do incentivo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

A Comunidade de Palmeirinha fica localizada à 9 Km da sede do município de Pedras de Maria Cruz-MG. É povoada por remanescentes quilombolas e notadamente percebe-se ser uma comunidade de baixa renda onde os domicílios não são providos de equipamentos tecnológicos como o computador.

O único local público de acesso ao computador e à internet é em um telecentro que fica anexo à Escola Municipal Guilherme Arcanjo de Oliveira, única escola da comunidade. O que justificou a realização desse projeto foi a constatação que mesmo o telecentro ficando anexo à escola não era comum a utilização desse equipamento para apoiar a prática pedagógica. O diagnóstico realizado indicou que isso se dava pelo fato dos professores possuírem pouca habilidade em informática e/ou por não saberem como utilizar essa ferramenta na sala de aula.

Com o objetivo de promover a inclusão digital das crianças da comunidade através do uso do computador nas práticas escolares as acadêmicas Rosiane dos Santos Nascimento e Jessica Silva de Oliveira do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do professor Hélder Seixas Lima, iniciaram a execução do projeto em maio deste ano. As atividades desenvolvidas envolveram a preparação de material, pesquisa de softwares educacionais e realização da capacitação que teve seu foco no domínio do sistema Linux Educacional 5.0, sistema operacional desenvolvido pelo MEC que está presente em várias escola públicas brasileiras.

Conclui-se que o projeto alcançou seus objetivos, pois, hoje já é comum os professores dessa escola adotarem jogos e softwares educacionais nas suas aulas, desta forma, criam novas possibilidades para o ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que promovem a inclusão digital dos alunos. Por fim, na ocasião do encerramento da capacitação, onde esteve presente a Evanízia Araújo Coelho, secretária municipal de educação, e Deusilene Ferreira dos Santos, diretora da escola, foi ressaltado por todos presentes a importância de se continuar colocando em prática o que foi aprendido e incorporar o uso dos softwares educacionais na proposta pedagógica da escola.

Fim do conteúdo da página