Portal IFNMG - Câmpus Januária realiza a Roda de Conversa - (Re)Pensando a Extensão Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Câmpus Januária realiza a Roda de Conversa - (Re)Pensando a Extensão

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2014, 10h31 | Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2014, 10h31

rc-1

No dia 12 de novembro aconteceu no IFNMG Campus Januária o evento Roda de Conversa - (Re)Pensando a Extensão, promovido pela Coordenadoria de Projetos de Extensão em conjunto com a Diretoria de Extensão. O evento cumpriu seu objetivo de finalizar as atividades do PIBEX 2014 com uma conversa sobre a caminhada dos projetos de extensão vigentes. Estiveram presentes mais de 30 participantes, representando a maioria dos projetos em execução.

Roda de conversa

Iniciou-se com a explanação sobre "Metodologias Participativas" com a professora Suzana Escobar, que ressaltou a importância de construir conhecimento junto e não somente para a comunidade na qual a instituição de ensino está inserida. Levantou ainda uma reflexão sobre os métodos estabelecidos pela comunidade científica: será que estão adequados a demanda e realidade da comunidade? O resultado de um projeto deve gerar mudanças, e não só gerar números.

Após Suzana, Antônio Justiniano dos Santos, o Tonin, mobilizador do Projeto Peruaçu da Cáritas, abordou o tema "Aproximação com a comunidade". Ressaltou que “o projeto tem que nascer na base”. Além disso é importante atuar junto com os parceiros e financiadores para a credibilidade do projeto. E deu um recado aos participantes: "tendo em vista o potencial do IFNMG, seria importante um programa de 'produção' de água, de revitalização e preservação de rios e nascentes da região. Pensar em modelos diferentes, partindo da base, respeitando a cultura das comunidades, sua identidade, e os atores que ali estão".

rc-2

Ao final foram debatidos os entraves para realização dos projetos de extensão, em especial, os vinculados ao programa de bolsas para discentes. As sugestões foram registradas para estabelecer diálogo com a reitoria e promover mudanças positivas no programa. Também foram apontados facilitadores para a execução dos projetos, como o apoio ofertado pelo câmpus, dentro das suas possibilidade, para a execução das atividades propostas nos variados projetos.

 

Fim do conteúdo da página